Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-07-2014

ACADEMIA DA ALMA
N�o h� crist�o que desconhe�a o Salmo XXIII. Talvez, n�o de cor... Mas quem jamais viu exposto nas paredes de algum lar, loja, reparti��o p�blica ou mesmo num parachoque de caminh�o, as famosas palavras: �O Senhor � o meu pastor e nada me faltar�.�?
 ACADEMIA DA ALMA
Foto: www.maratimba.com

Faz algum tempo, numa entrevista de TV, o saudoso ator Paulo Autran (1922-2007) declamou, a pedido da entrevistadora, o poema de Casimiro de Abreu, "Meus oito anos"... S�o tamb�m famosos os versos: "Oh! que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha inf�ncia querida que os anos n�o trazem mais..." A apresentadora ouviu, enternecida, e aplaudiu, traduzindo, naturalmente, o sentimento de todos que estavam, naquele momento, diante da telinha. O sens�vel e completo ator fez uma observa��o: "- Se voc� soubesse como � dif�cil interpretar esse poema quando se tem oitenta anos..."

Tamb�m ouvi contar de duas rea��es diferentes diante da recita��o do Salmo XXIII. Basicamente a mesma plat�ia em momentos diferentes. No primeiro momento, � leitura expressiva de um ator, a plateia aplaudiu demoradamente. No outro momento, um crist�o, sem nenhum verniz art�stico, recitou o mesmo texto. Consta que o que mais chamou a aten��o n�o foram os aplausos; e sim, o clima de pura espiritualidade que se instaurou na plateia. Alguns choravam de solu�ar... Mais tarde, algu�m tentou encontrar uma explica��o: A diferen�a estava no grau de relacionamento do segundo declamador com o Pastor de que fala o texto.

De fato, h� raz�es para que pensemos assim. Uma coisa � interpretar um texto e outra � viv�-lo. Existe toda uma t�cnica que d� o suporte necess�rio a que um texto, seja qual for a sua mensagem, seja comunicado de forma irrepreens�vel, de forma a provocar a devida e calculada emo��o. Entretanto, para al�m de uma esmerada interpreta��o, no caso espec�fico do texto b�blico, a verdade do que a boca expressa precisa estar encarnada no �mago do ser. � dif�cil explicar isso, eu sei; e nem quero me dar ao trabalho de faz�-lo...

Considero que a compreens�o da beleza do texto ficar� mais evidente se tentarmos ver as suas express�es do ponto de vista d�Aquele que est� colocado em primeiro plano no belo texto atribu�do ao Rei Davi. Ou seja, ao inv�s de declararmos para Ele, deixemos que Ele declare para n�s todo o Seu cuidado, Sua ternura e Sua perene companhia. � um bom exerc�cio de f�. Ou, como disse um pensador crist�o, � uma verdadeira academia da alma.

Visto assim, nesse Salmo, o Sublime Pastor estaria a dizer ao cora��o daquele que se submete ao Seu pastoreio: V.1:Voc� � Minha ovelha; o Meu trabalho � cuidar de voc�. V.2: Voc� n�o deve viver preocupado e aflito, pois Eu lhe darei sustento, tranquilidade e serenidade ao longo de sua exist�ncia. V.3a: Eu manterei sua alma refrigerada, ou seja, sempre em perfeitas condi��es para o seu bem e dos seus circunstantes. V.3b: Quando, em suas tomadas de decis�o, estiver em d�vida sobre o que seja mais justo e mais correto, Eu lhe mostrarei o caminho certo. V.4a: Confie nisto: estarei com voc� em todas as circunst�ncias, ajudando-o a vencer os seus medos, inclusive e em especial o medo da morte; saiba que tenho recursos dispon�veis e os usarei sempre em seu benef�cio. V.5: Darei aos seus inimigos uma prova clara do meu amor por voc�, demonstrando para eles a forma maravilhosa como Eu posso suprir as suas necessidades. V.6: A certeza de que voc� foi escolhido por Mim, far� com que sua exist�ncia seja um permanente transbordar de alegria. V.7: Ser bom e misericordioso s�o prerrogativas Minhas que a cada dia lhe oferecerei para ajud�-lo a viver nesta vida, preparando-o para uma longa eternidade onde estaremos juntos para sempre.

Gosto do Salmo 23. Funciona como um verdadeiro exerc�cio de f�. Pode o meu leitor afirmar, n�o apenas com a voz, mas tamb�m com o cora��o: Eu sou ovelha d`Ele e Ele � o meu Pastor?


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir