Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Sisutec divulga primeira chamada de aprovados;
Mais de 289 mil vagas s�o oferecidas pelo sistema em cursos t�cnicos. Matr�cula vai entre quarta e sexta; segunda chamada sai no dia 5 de agosto.
Sisutec divulga primeira chamada de aprovados;
Foto: g1.globo.com

O Minist�rio da Educa��o divulgou na manh� desta ter�a-feira (29) a lista de candidatos aprovados na primeira chamada da edi��o do segundo semestre do Sistema de Sele��o Unificada da Educa��o Profissional e Tecnol�gica (Sisutec). Os selecionados devem fazer a matr�cula entre a quarta (30) e a sexta-feira (1� de agosto) diretamente na institui��o de ensino. Consulte a lista de selecionados.

A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O in�cio das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

�s 18h de sexta-feira (25), o sistema registrava mais de 318.671 candidatos inscritos, segundo balan�o parcial divulgado pelo secret�rio de Educa��o Profissional e Tecnol�gica do MEC Al�ssio Trindade. As inscri��es inicialmente terminariam �s 23h59 de sexta, mas o MEC decidiu prorrogar o prazo at� as 23h59 deste domingo.

Maioria das vagas no ensino privado

No total, a edi��o deste semestre oferece 247.888 vagas em institui��es privadas (IES e escolas t�cnicas); 10.457 em escolhas p�blicas (institutos federais, escolas t�cnicas vinculadas �s universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac). Todos os cursos, por�m, s�o gratuitos.

Segundo o MEC, 85% das vagas do Sisutec s�o destinadas a candidatos que cursaram o ensino m�dio na rede p�blica ou na rede privada na condi��o de bolsistas. Apenas estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) em 2013 puderam fazer inscri��o no site.
Neste semestre h� vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte est� concentrada em S�o Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527).

Os principais cursos t�cnicos ofertados nesta edi��o s�o t�cnico em log�stica (40.712 vagas), em seguran�a do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em inform�tica (21.819) e em edifica��es (9.171).

Veja os cursos oferecidos no Sisutec do meio do ano:
T�cnico em log�stica
T�cnico em seguran�a do trabalho
T�cnico em enfermagem
T�cnico em inform�tica
T�cnico em edifica��es
T�cnico em radiologia
T�cnico em eletrot�cnica
T�cnico em redes de computadores
T�cnico em massoterapia
T�cnico em meio ambiente
T�cnico em mec�nica
T�cnico em inform�tica para internet
T�cnico em ger�ncia de sa�de
T�cnico em computa��o gr�fica
T�cnico em est�tica
T�cnico em programa��o de jogos digitais
T�cnico em farm�cia
T�cnico em an�lises cl�nicas
T�cnico em eletr�nica
T�cnico em cuidados de idosos
T�cnico em qu�mica
T�cnico em manuten��o e suporte em inform�tica
T�cnico em desenho de constru��o civil
T�cnico em nutri��o e diet�tica

Sobre o sistema

O Sisutec re�ne vagas para cursos de ensino t�cnico tanto na rede p�blica quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno ter� bolsa de estudo. A sele��o � feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno n�o pode ter tirado zero na reda��o.

Entre as vagas oferecidas nesta sele��o, 85% ser�o destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino m�dio completo em escola da rede p�blica ou em institui��es privadas, na condi��o de bolsista integral.
Al�m disso, metade dessas vagas ser�o reservadas para alunos com renda per capita de at� 1,5 sal�rio m�nimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, n�o � permitido que o aluno continue matriculado em outro curso t�cnico de n�vel m�dio ou superior, ou curso de gradua��o, em institui��es p�blicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Sele��o Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de gradua��o. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (n�mero de inscri��o e senha) para se inscreverem no sistema. L�, poder�o escolher at� duas op��es de cursos, dentro das modalidades de concorr�ncia (ampla concorr�ncia ou pelas cotas).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir