Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Mercosul sai em defesa da Argentina
�s v�speras da data-limite para que a Argentina pague os credores holdouts - fundos de investimentos que n�o participaram das renegocia��es da d�vida de 2005 e 2010 -, a decis�o do Mercosul � defender o s�cio. Espera-se dos presidentes, nesta ter�a-feira,
Mercosul sai em defesa da Argentina
Foto: g1.globo.com

Uma comitiva da Argentina se re�ne hoje em Nova York com o mediador Daniel Pollack, indicado pela justi�a americana, para uma �ltima rodada de negocia��es. A Argentina tem at� a quarta-feira, 30, para fechar um acordo ou dar o calote.

Em encontro com ministros do bloco, em Caracas, o chanceler argentino, Hector Timerman, apresentou a seus colegas um panorama da situa��o. Repetiu que o governo n�o tem condi��es de aceitar a decis�o judicial sob pena de desestruturar toda a renegocia��o da d�vida, mas que pretende continuar pagando os demais credores.

O governo brasileiro confirma que observa com preocupa��o a situa��o do pa�s vizinho, que pode ter reflexos em toda a regi�o. Apesar de alegar que a falta de divisas na Argentina j� prejudicou o com�rcio com o Brasil, e que n�o h� como piorar mais a curto prazo, diplomatas brasileiros afirmam que h� riscos maiores a m�dio prazo.

Os diplomatas brasileiros dizem que o maior risco � para o mercado de reestrutura��o de d�vidas, j� que a Argentina foi levada a essa situa��o. A Argentina tinha recursos e disposi��o para pagar os fundos, desde que fosse a partir de janeiro de 2015, quando expira a cl�usula que obriga o pa�s a estender a todos os credores qualquer novo benef�cio acertado com os holdouts - mesmo �queles que j� renegociaram.

"Estamos acompanhando a situa��o. O que temos de buscar � a seguran�a e a previsibilidade de tudo que implica a reestrutura��o das d�vidas dos Estados", afirmou o chanceler paraguaio, El�dio Loizaga. "Isso � uma situa��o que conspira contra a previsibilidade de uma reestrutura��o. Cremos que uma minoria n�o pode gerar esse tipo de descalabro em um esquema j� acordado com os maiores detentores de b�nus."

Reforma

Na reuni�o ampliada dos chanceleres, Timerman apelou ao bloco para liderar a defesa de uma reforma do sistema financeiro internacional que inclua uma limita��o dos fundos holdouts. "A Argentina agradece o respaldo do Mercosul nesta grave situa��o. � fundamental que, a partir deste primeiro passo, assumamos a lideran�a necess�ria para impulsionar a reforma no sistema financeiro internacional", disse o chanceler argentino. "Precisamos promover regras mais justas e equitativas para que os processos de reestrutura��o de d�vidas soberanas impe�am a a��o dos fundos "abutres"."

Loizaga confirma que a tese da reforma vem sendo discutida em f�runs globais com apoio do bloco. "O Mercosul est� dentro de um esquema muito menor, mas quer sobretudo que haja respeito. A Argentina est� pagando sua d�vida."

O apoio j� foi dado em outras ocasi�es. Apesar de a Argentina n�o ter conseguido incluir na declara��o do encontro do Brics com os pa�ses da Am�rica do Sul apoio expl�cito, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que condena a a��o dos fundos. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir