Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Tecnologia de tocantinense ganha destaque na Campus Party
O software "Cidad�o 21" de S�rgio Figueras levou o 1� lugar em inova��o. Com foco no empreendedorismo digital, a feira reuniu diversas pessoas.
Tecnologia de tocantinense ganha destaque na Campus Party
Foto: g1.globo.com

Facilitar a vida do cidad�o e diminuir a burocracia dos servi�os governamentais, esses s�o os objetivos do "Cidad�o 21" elaborada pelo empreendedor que mora em Palmas, Jo�o Figueras. O projeto de software levou o pr�mio de 1� lugar em inova��o na terceira edi��o do Campus Party, uma das principais feiras de tecnologia que reuniu v�rias pessoas para debater, apresentar projetos nessa �rea. A edi��o aconteceu em Olinda, Pernambuco.
Neste ano a Campus Party teve um foco especial para os empreendedores digitais que ganharam um espa�o especial no hall do Centro de Conven��es de Pernambuco. Com isso, cerca de 50 startups e makers (conhecidos como empreendedores iniciantes) ganharam a aten��o para mostrar suas ideias, discutir opini�es e apresentar o seu produto para diversas pessoas e tamb�m poss�veis investidores.
Essa foi a ideia que levou S�rgio Figueras a feira na tentativa de atrair os olhares para o software "Cidad�o 21" que visa levar a tecnologia para dentro dos departamentos do governo e diminuir a burocracia nos servi�os governamentais. "A ideia surgiu e tomou corpo ap�s uma pesquisa com 180 pessoas que disseram que o primeiro sentimento ao pensar em um �rg�o p�blico � a irrita��o com a burocracia. Geralmente esse servi�o � lento e demora muito tempo para ser concretizado", afirma.

Segundo S�rgio, a ideia era fazer um projeto de f�cil implanta��o e que n�o custasse muito dinheiro. "Esse software traz m�todos para acelerar esse servi�o, identificando os problemas e melhorando o servi�o. A vontade era fazer algo simples e que possa ser utilizado desde em prefeituras de pequenas municipios at� departamentos maiores", explica S�rgio que junto Rauben Cunha idealizou o projeto e o software.
Um exemplo de uma experi�ncia com o software realizada em uma secretaria do governo tamb�m em Palmas melhorou o tempo de emiss�o de alvar� para poucos dias. "Foram dois anos e meio de produ��o e temos quatro patentes registradas. Fizemos a experi�ncia com o projeto e foi diminuida a emiss�o de um alvar� emitido em 60 dias para apenas 3 dias", explica o empreendedor.
Entre outras, a experi�ncia ajudou a melhorar o �ndice de satisfa��o popular com o servi�o daquele departamento e aumentou a efetividade do servi�o. "Se o software indicasse que aquele servidor era bom em emitir o alvar�, ele era conduzido para aquele servi�o o que aumentava a efetividade. Ficamos muito felizes com o resultado", afirma.
A ideia de conseguir investidores para o software atrav�s da Campus Party est� sendo concretizada pela dupla de empreendedores. Segundo ele j� existem negocia��es de alguns investidores que se interessaram pelo projeto. "Conseguimos alguns investidores e vamos partir para a pr�tica. Era essa a ideia. N�s temos aplicativos que controlam l�mpadas e porque n�o temos algo que possa melhorar a vida das pessoas e a nossa pr�pria vida", finaliza.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir