Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Países da UE chegam a acordo para impor sanções econômicas à
Alvos são setores de petróleo, defesa, materiais de uso civil e militar. Sanções vão ser revistas após três meses.
Países da UE chegam a acordo para impor sanções econômicas à
Foto: www.maratimba.com

Os governos da União Europeia (UE) alcançaram um acordo nesta terça-feira (29) para impor sanções econômicas à Rússia, tendo como alvo os setores de petróleo, defesa, materiais de uso civil e militar, e tecnologias sensíveis, disse um diplomata da UE.
Reunidos em Bruxelas, os embaixadores dos 28 países membros do bloco discutiam desde cedo a adotação de novas sanções que incluiriam uma restrição aos bancos públicos russos de operar no mercado financeiro europeu, proibição à compra e venda de armamento militar, bem como restrições à venda de material com dupla utilização (civil e militar) ou destinado à indústria petrolífera russa.

Os europeus também decidiram bloquear os bens de quatro empresários russos ligados ao presidente Putin, acusados de se beneficiar da anexação da Crimeia ou de contribuir ativamente para a desestabilização do leste da Ucrânia.
Até o momento, a UE havia privilegiado sanções contra autoridades políticas e da segurança russas e ucranianas envolvidas diretamente na desestabilização da Ucrânia e na anexação da Crimeia, com a intenção de pressionar o governo russo a mudar de atitude em relação a crise.
Com esta nova série de sanções, o bloco dá um passo importante por tratar-se de medidas que atingirão pela primeira vez setores econômicos importantes da Rússia, assumindo o risco de prejudicar sua própria economia.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que as novas sanções são uma "forte advertência" a Moscou, mas podem ser revertidas.
Esta mudança de posicionamento ocorreu após a queda de um avião civil da companhia Malaysia Airlines no leste da Ucrânia com quase 300 pessoas a bordo, incluindo muitos holandeses.
Os Estados Unidos também preparam uma nova série de sanções contra a Rússia em razão de seu envolvimento na crise na Ucrânia, segundo o secretário de Estado John Kerry. A Casa Branca indicou que as medidas podem ser anunciadas ainda nesta terça.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir