Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Polícia apreende caranguejos em mercado de Vitória
Crustáceos eram vendidos irregularmente, segundo os policiais. Carapaça dos caranguejos eram inferior a seis centímetros.
Polícia apreende caranguejos em mercado de Vitória
Foto: Divulgação/Polícia Ambienta

Uma equipe de fiscalização apreendeu 36 unidades de caranguejo-uçá que eram comercializados irregularmente no Mercado da Vila Rubim, em Vitória. Os crustáceos estavam envolvidos em uma armadilha conhecida como "redinha" e não possuíam a carapaça no tamanho mínimo de seis centímetros, conforme estabelece o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Ibama). Os caranguejos foram soltos pelos policiais em um manguezal de Vitória.

O responsável pelos caranguejos não foi identificado, mas um autônomo de 33 anos foi detido e encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município, por ter desacatado os policiais durante a operação. A polícia informou que ele não concordava com a apreensão dos animais. O caso foi registrado neste domingo (27), mas divulgado pela polícia na segunda-feira (28).

A redinha é um emaranhado de fios desfiados de saco de polipropileno (saco utilizado para transportar verduras) que é colocado na entrada da toca do caranguejo, de forma que o animal fique preso quando subir em busca de oxigênio e alimento. Segundo a polícia, embora proibido, o método, ainda é bastante utilizado acarretando dois tipos de problemas: a não seleção das presas, capturando fêmeas ovadas, e a poluição provocada pelas redinhas não recolhidas.


Fonte: Redação: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir