Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

G1 realiza série de entrevistas com os candidatos à Presidên
Entrevistas serão feitas ao vivo, com a participação dos internautas. Cronograma foi definido em sorteio com representantes dos concorrentes.
G1 realiza série de entrevistas com os candidatos à Presidên
Foto: www.maratimba.com

O G1 realizará uma série de entrevistas com os candidatos à Presidência da República.

As entrevistas contarão com a participação dos internautas, que poderão enviar perguntas em texto e em vídeo antes e durante o evento, e serão mediadas pelos jornalistas Tonico Ferreira, da TV Globo, e Nathalia Passarinho, do G1.

Um sorteio realizado na presença de representantes dos candidatos definiu a ordem das entrevistas, e a candidata Dilma Rousseff foi sorteada para a primeira data (28 de julho). O representante do PT na reunião se declarou ciente das regras e da ordem das entrevistas, mas não confirmou a participação da presidente. Na noite deste domingo (27), o Palácio do Planalto informou que a presidente não concederá a entrevista por problemas de agenda. O candidato Zé Maria, sorteado para 31 de julho, confirmou presença.


ELEIÇÕES 2014
Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos
calendário
tira-dúvidas
título e local de votação
Com isso, a ordem das entrevistas será:
- 31 de julho: Zé Maria (PSTU)
- 4 de agosto: Aécio Neves (PSDB)
- 7 de agosto: Mauro Iasi (PCB)
- 11 de agosto: Eduardo Campos (PSB)
- 14 de agosto: Rui Costa Pimenta (PCO)
- 18 de agosto: Pastor Everaldo (PSC)
- 22 de agosto: Levy Fidelix (PRTB)
- 25 de agosto: Eymael (PSDC)
- 28 de agosto: Eduardo Jorge (PV)
- 1º de setembro: Luciana Genro (PSOL)

As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos 11 candidatos em reunião realizada na sede da Rede Globo em São Paulo em 25 de junho. No último dia 18, em nova reunião, as regras foram ratificadas e o sorteio, realizado. Somente o representante do PCB, por questão de saúde, não participou da última reunião, mas declarou aceitar o resultado.

Serão duas entrevistas por semana, às segundas e às quintas, com duração de 40 minutos. A ordem das entrevistas intercala, nas quatro primeiras semanas, candidatos com mais de 2% das intenções de voto na pesquisa Datafolha de 17 de julho e os demais.

A entrevista será dividida em três blocos. No primeiro, o candidato responderá a perguntas enviadas durante a semana pelos internautas, em texto ou vídeo. No segundo, a perguntas preparadas pela redação. No terceiro, além de responder novamente a questões dos internautas, desta vez enviadas durante o evento, o candidato também passará por uma espécie de "pinga-fogo", em que será sabatinado e responderá "sim" ou "não".

Caso algum dos candidatos não compareça, um texto informando sobre a ausência será publicado no site e destacado na página principal do G1.

Participação
Os interessados em fazer perguntas aos candidatos poderão usar a ferramenta VC no G1. As campanhas de colaboração serão abertas dias antes de cada uma das entrevistas.

Só serão aceitas questões pertinentes ao processo eleitoral. A escolha será feita por jornalistas do G1. Perguntas que ofendam a honra e a moral dos candidatos serão desconsideradas.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir