Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2014

Argentina e fundos voltam a negociar hoje para evitar calote
Ministro argentino viajou aos Estados Unidos para participar de negocia��o. Pa�s tem at� esta quarta-feira para conseguir acordo e evitar novo calote
Argentina e fundos voltam a negociar hoje para evitar calote
Foto: John Minchillo/AP Photo

Representantes do governo da Argentina e os fundos especulativos voltar�o a se reunir nesta quarta-feira (30) para tentar um acordo que possa evitar que o pa�s d� calote em sua d�vida pela segunda vez desde 2001. Na ter�a-feira, as duas partes estiveram reunidas por 12 horas no escrit�rio do mediador judicial Dan Pollack, em Nova York.

"A reuni�o prosseguir� amanh� [hoje, dia 30], mas ainda n�o sabemos a que hora. Seguimos trabalhando com toda a seriedade que exige a quest�o", disse o ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, � imprensa na porta do escrit�rio, a menos de 24 horas de um poss�vel "default" (calote) da Argentina.

Kicillof chegou ao local por volta das 18h30 de Nova York (19h30 em Bras�lia), quando a reuni�o j� durava aproximadamente sete horas. Ele desembarcou nos Estados Unidos ap�s deixar a C�pula do Mercosul, que est� sendo realizada em Caracas, na Venezuela.

O mediador judicial divulgou um comunicado afirmando que as duas partes conversaram frente a frente pela primeira vez e que "houve uma troca franca de pontos de vista e de preocupa��es", mas que "os temas em disputa continuam sem solu��o".

Negocia��o

O governo argentino tem at� esta quarta-feira (30) para chegar a um acordo com os "fundos abutres" (especializados em t�tulos desvalorizados), que obtiveram a senten�a favor�vel do juiz Thomas Griesa, dos Estados Unidos, para receber ao mesmo tempo que os credores que renegociaram a d�vida em 2005 e 2010.

A Argentina pretende acertar o pagamento aos fundos, totalizando US$ 1,33 bilh�o, para depois de 2 de janeiro de 2015. A ideia � o juiz Griesa suspender a aplica��o de sua decis�o at� 1� de janeiro, prazo em que expira uma cl�usula que obriga o pa�s a equiparar credores que aceitaram as propostas de reestrutura��o da d�vida com qualquer outro credor que receba melhor tratamento.

No dia 26 de junho, a Argentina depositou pagamentos no valor de US$ 539 milh�es aos credores da d�vida reestruturada, mas o juiz Griesa bloqueou o dinheiro depositado em Nova York, o que pode provocar uma morat�ria nas pr�ximas 24 horas.


Fonte: Reda��o: g1.globo.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir