Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2014

Pior temporada da carreira, Pato ganha chance de se reerguer
Com apenas tr�s gols no ano, atacante volta a ser titular nesta quarta-feira e tenta mostrar a Muricy de que ainda pode ser �til no Tricolor
Pior temporada da carreira, Pato ganha chance de se reerguer
Foto: Site oficial SPFC

Alexandre Pato ter� nesta quarta-feira mais uma oportunidade de provar que pode e quer jogar futebol em alto n�vel. O desejo de voltar a brilhar ao trocar o Corinthians pelo S�o Paulo at� agora n�o se confirmou. Pelo contr�rio. O atacante vive em 2014 sua pior temporada desde que despontou no Internacional como um candidato a craque.

O jogador esteve em campo 20 vezes nesta temporada: 15 pelo Tricolor e cinco pelo Tim�o. Al�m de ter atua��es abaixo do esperado, nunca havia feito t�o poucos gols neste per�odo - apenas tr�s. Um sobre o CSA, pela Copa do Brasil, e outros dois em partidas do Campeonato Brasileiro, contra Coritiba e Fluminense.

� a m�dia de gols mais baixa da carreira, apenas 0,15 por confronto. Os n�meros que mais se aproximam desses s�o os do in�cio da temporada 2011/2012, quando sofria com seguidas les�es no Milan. Na ocasi�o, marcou quatro vezes, mas em 18 partidas, m�dia de 0,22 � esse tamb�m foi o n�mero total de partidas dele. Em seguida, est� o come�o de 2008/2009, com cinco gols em 20 duelos, m�dia de 0,25.

Pato, por�m, j� teve momentos de brilhantismo que chegaram a coloc�-lo como um dos principais atacantes do mundo. Na temporada 2010/2011, anotou 11 em suas 20 primeiras partidas e parecia deslanchar. No entanto, voltou a ter problemas f�sicos e contabilizou 16 somando todas as competi��es disputadas pelo Milan.

O in�cio de carreira tamb�m foi promissor. Depois de atuar tr�s vezes pelo Inter e marcar dois gols em 2006, ele brilhou no ano seguinte. Nos 20 primeiros, fez oito. O n�mero se repetiu no come�o da trajet�ria no gigante italiano, na metade final da temporada 2007/2008.
O atacante vive agora como uma inc�gnita. A esperan�a da diretoria do S�o Paulo e do t�cnico Muricy Ramalho de recuper�-lo j� n�o � a mesma. Tanto que, na semana passada, o treinador elogiou o talento do jogador, mas admitiu que apenas isso n�o bastaria para subir de produ��o. Assim como no Corinthians, ele � visto como desinteressado.

Os n�meros refletem com precis�o o atual momento. Pato s� ser� titular porque Luis Fabiano e Osvaldo est�o machucados e Alan Kardec n�o pode atuar por ter defendido o Palmeiras na Copa do Brasil. Durante a Copa, perdeu a vaga para Ademilson e dificilmente conseguir� recuper�-la se n�o for mais voluntarioso no campo, como quer Muricy.

Contra o Bragantino, a partir das 22h, em Ribeir�o Preto, Pato tamb�m vai se agarrar � hist�ria. Foi na Copa do Brasil que fez o primeiro gol e teve bom desempenho na vit�ria por 3 a 0 sobre o CSA, no Morumbi. Depois, despencou de rendimento e levantou d�vidas sobre o futuro.

Em baixa, o atacante confidenciou a amigos que pretende voltar � Europa nas pr�ximas janelas de transfer�ncia. O Corinthians tenta vend�-lo a todo custo, mas s� recebeu ofertas de empr�stimo. O S�o Paulo, que desembolsa R$ 400 mil mensais para pagar 50% dos sal�rios, n�o colocaria obst�culos e aceitaria liber�-lo antes do fim do empr�stimo, previsto para dezembro de 2015.

Fonte: Reda��o globo.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir