Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 30-07-2014

Mesmo consagrado, o Felipão de hoje é uma incógnita
A capacidade motivacional e agregadora de Felipão é indiscutível. De resto, no “campo e bola” que é o tema deste blog, o novo/velho técnico do Grêmio é uma incógnita.
Mesmo consagrado, o Felipão de hoje é uma incógnita
Foto: www.maratimba.com

Não estou falando da qualidade do nome contratado. A trajetória recheada de títulos é uma credencial gigantesca, especialmente se considerarmos que boa parte deles veioda casamata tricolor. É difícil dizer, porém, quem é o Felipão de hoje, que tipo de equipe ele gosta de montar.

Basta analisar os dois últimos trabalhos de Felipão para perceber a falta de uma linha única de trabalho. No Palmeiras, aposta em um sistema defensivo sólido, com marcação recuada, "chamando" o adversário para seu campo. Na Seleção, pressão no campo de ataque e iniciativa ofensiva.

Ao analisar os dois grupos de jogadores, com carências no Palestra Itália e abundância na Granja Comary, poderíamos dizer que Felipão se adapta às peças que tem. Como explicar, então, a postura ofensiva da vexatória semifinal diante da Alemanha? O Brasil sem Neymar, claramente inferior tecnicamente, repetiu a estratégia de "abafar" a saída de bola adversária e propor o jogo. Foi massacrado a base de contra-ataques cirúrgicos dos alemães.

Nem tudo, porém, é incerto. Felipão mantém o gosto por um primeiro volante de posicionamento fixo, o que pode promover o retorno de Edinho ao time. Não parece haver maneira de demovê-lo da ideia de ter um centroavante clássico, o que pode significar a manutenção de Barcos ou eventuais chances a Lucas Coelho. Improvável é a alternativa com Luan como "falso-nove", testada em alguns treinos por Enderson Moreira.

A lista de previsões que podemos fazer para o novo Grêmio para por aí. Não se sabe exatamente o que Felipão planeja para a montagem da equipe porque, tomando por base seus últimos trabalhos, não se tem uma clara ideia de como ele pensa futebol para além de suas evidentes habilidades de gestor de grupo.

INÍCIO
Postado por André Baibich, às 7:00
Categorias: Grêmio

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir