Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Embaixada dos EUA adia entrevistas de visto desta sexta
Cerca de 500 pessoas do DF deixar�o de ser atendidas no dia 1�. Atualiza��o de software iniciada no �ltimo dia 20 apresentou falhas.
Embaixada dos EUA adia entrevistas de visto desta sexta
Foto: g1.globo.com

A Embaixada dos Estados Unidos suspendeu as entrevistas agendadas para esta sexta-feira (1�) para emiss�o de vistos americanos em todo o pa�s. As entrevistas foram reagendados para o dia 13 de agosto, no mesmo hor�rio em que estavam marcadas. No Distrito Federal, cerca de 500 pessoas deixar�o de ser atendidas nesta sexta.

O adiamento se deve a problemas no sistema de emiss�o de vistos. A embaixada informou que est� entrando em contato com todas as pessoas que tinham agendamento. Caso n�o seja possivel comparecer no dia 13, o interessado deve remarcar a entrevista. As demais datas j� agendadas n�o v�o sofrer altera��es, segundo a embaixada.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado, a emiss�o de vistos e de passaportes ocorre com capacidade reduzida "e ser� assim at� que os documentos sejam processados".

O problema come�ou no dia 20 deste m�s mas, segundo a embaixada, como o prazo para entrega do documento � de dez dias �teis, nenhum visto est� oficialmente atrasado.

Um texto oficial em ingl�s afirma que uma atualiza��o de software ligado � emiss�o de vistos e passaportes come�ou a apresentar problemas significativos de desempenho. A causa ainda n�o foi identificada, mas, segundo o governo americano, "os esfor�os est�o focados em trazer o sistema de volta �s opera��es normais".

Uma p�gina com perguntas e respostas foi elaborada pelo servi�o americano para auxiliar o turista (leia, em ingl�s).

Apesar da falha, o funcionamento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde � realizada a primeira etapa da documenta��o, continua normal. Os agendamentos podem ser feitos em Bras�lia, Rio de Janeiro, S�o Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Viagens perdidas n�o ser�o reembolsadas

Segundo a nota, o Departamento de Estado n�o vai reembolsar poss�veis despesas de quem dependia do visto para viajar e, por n�o t�-lo, tiver perdido voos. "Sempre temos o cuidado de avisar aos viajantes de n�o fazer planos at� que tenham um visto em m�os. Mesmo com o banco de dados funcionando normalmente, pode haver atrasos na impress�o", explica a nota.

Sobre vistos para estudantes, a representa��o afirma que se compromete a emiti-los a todos os alunos de qualifica��es e intercambistas. Ainda de acordo com a nota, pessoas que s�o isentas dessa necessidade e aqueles que j� tem a autoriza��o para entrar nos EUA n�o s�o afetados.

Meio milh�o de vistos

Os Estados Unidos emitiram mais de meio milh�o de vistos para brasileiros no primeiro semestre de 2014. Foram 525.358 documentos concedidos at� junho deste ano, segundo dados divulgados pela Miss�o Diplom�tica dos EUA no Brasil. A maioria dos vistos foi emitida no consulado de S�o Paulo (mais de 281 mil).

Em seguida vem o consulado do Rio de Janeiro, com mais de 136 mil, o de Bras�lia, com quase 62 mil, e, por �ltimo, o de Recife, com 45.766 vistos emitidos at� o meio do ano.
Apenas no m�s de junho, per�odo da Copa do Mundo, foram mais de 87 mil vistos concedidos no pa�s -- 4% a mais do que no mesmo per�odo do ano anterior. Em todo o ano de 2013, foram emitidos mais de um milh�o de vistos: 1.057.854

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir