Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Equipe de voluntários ajuda pacientes no HSJD em Divinópolis
No total, 200 voluntários mantêm o trabalho há 25 anos. Voluntários auxiliam pacientes e familiares durante período de internação.
Equipe de voluntários ajuda pacientes no HSJD em Divinópolis
Foto: g1.globo.com

Centenas de pacientes são atendidos pelo Hospital São João de Deus (HSJD) mensalmente em Divinópolis. A dor de quem passa por algum tratamento é amenizada pelo trabalho da Pastoral do Voluntariado. Voluntários, divididos em 11 equipes, auxiliam os pacientes e familiares durante todo o período de internação.

Dona Neusa, voluntária de 69 anos, explica que já passou sete anos servindo lanches para pacientes e acompanhantes e se sente feliz com o trabalho realizado. "Este trabalho me completa. Aposentei e vim ser voluntária com o objetivo de ser útil. Estou maravilhada com o que é realizado aqui", afirmou.

O HSJD é referência na região Centro-Oeste. Cerca de 1,8 mil pacientes são atendidos por mês. Desse número, 70% são pacientes de fora e com parentes que não têm condições de ficar o dia todo no local. Nessa situação, outro trabalho voluntário é oferecido no hospital: o de acompanhante. São 55 acompanhantes no total e um total de 200 voluntários, que vêm mantendo o trabalho que existe há 25 anos.

O supervisor do voluntariado, Renato Ferreira Silva, explica que além do trabalho já realizado, outras ações são promovidas. "Atualmente o hospital está com 13 projetos do voluntariado. Também temos outros projetos como a ludoterapia, parte de jogos lúdicos nos setores, oficinas de artesanato, encontros mensais com os voluntários, coral e o grupo da pastoral da saúde", explicou.

Participação

No início deste mês, o hospital abriu vagas para o projeto do voluntariado. Na ocasião, a coordenadora do setor da Pastoral, Humanização e Voluntariado (PHV) do hospital, Maria do Carmo Azevedo, explicou que qualquer pessoa da comunidade pode participar, desde que se coloque à disposição, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde. "Quem se propõe a trabalhar nesta pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, ter bom relacionamento com as pessoas", afirmou.

Para realizar a inscrição ou conhecer melhor os projetos desenvolvidos, o interessado deve procurar o setor do PHV no Hospital São João de Deus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou obter informações pelo telefone (37) 3229-7767.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir