Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Empresários convocam reunião por causa da violência
Roubos em junho foi o dobro em relação ao mesmo mês de 2013. Dono de loja de roupas teve prejuízo de R$ 20 mil após assalto.
Empresários convocam reunião por causa da violência
Foto: g1.globo.com

A criminalidade já tirou há muito tempo a tranquilidade de quem mora nas cidades pequenas. Na região Centro-Oeste Paulista, por exemplo, poucas são as que ainda não sofreram ataques a caixas eletrônicos. Furtos e roubos no comércio também preocupam, como em Pederneiras (SP), onde o número de assaltos tem assustado os lojistas. Uma reunião entre os empresários, a Polícia Militar e a prefeitura foi realizada para tentar uma solução.

Sebastião Messias teve boa parte da mercadoria da loja de roupas levada por criminosos pela segunda vez neste ano. "Estouram um vidro, arrombam uma porta. É bem escancarado e deixam bem visível para todo mundo ver. No penúltimo assalto levaram R$ 20 mil em mercadorias", disse.

Uma recente estatística da Secretaria de Segurança Pública aponta que em junho deste ano os furtos diminuíram. Já os roubos, que é quando o criminoso tem contato com a vítima, dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

Em junho, os furtos caíram de 41 para 27 casos. Os furtos de veículos subiram de 2 para 4. Já os roubos gerais saltaram de 7 a 14 ocorrências e, os roubos de veículos permaneceram iguais, sendo um em 2013 e um neste ano.

O açougue de Ronaldo Nozella foi um dos alvos da forma mais violenta do crime. Os funcionários e o dono foram amarrados por três homens armados e depois levaram todo o dinheiro do caixa. Depois disso, câmeras de monitoramento foram instaladas e o comércio está fechando mais cedo.

"Falei que o dinheiro estava no caixa, que poderia pegar, mas que não machucasse ninguém. Na sequência foram amarrando a moça e com um revólver na cabeça. Falando para mim se eu reagisse ele atirava nela. Foi uma cena muito violenta. O roubo não foi tanto em valor de espécie, foi o trauma muito grande", lembrou.

Ronaldo e outros quarenta comerciantes se reuniram nesta semana com vereadores, prefeito e Polícia Militar para pedir mais segurança. Uma das alternativas é o início da atividade delegada na cidade a partir do ano que vem. A prática permite que policiais trabalhem durante as folgas, o que, em tese, vai significar mais segurança nas ruas. Mesmo assim, o comandante da PM em Pederneiras garante que o trabalho de combate ao crime já é intenso.

"Só no primeiro semestre desse ano foram 69 pessoas presas em Pederneiras. Só em Pederneiras. Sendo 54 presas em flagrante delito e outras 15 procuradas pela Justiça. Temos feito bastante coisa", enfatizou o capitão Marcelo Noronha.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir