Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Amapá já dispõe da vacina contra hepatite A, com distribuiçã
A vacinação contra a hepatite A passa agora a fazer parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a da hepatite B. Com isso, crianças com idade entre um e dois anos incompletos deverão ser imunizadas contra o vírus. Segundo o Ministério
Amapá já dispõe da vacina contra hepatite A, com distribuiçã
Foto: www.maratimba.com

O Amapá já dispõe das doses da vacina contra a hepatite A e a distribuição está sendo feita em todos os postos de saúde do Estado". É o que afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Janaína Cristina Nunes Leite.

De acordo com ela, 14. 886 crianças devem ser vacinadas contra a hepatite A em todo Estado, em um ano. A distribuição das doses é feita conforme o pedido dos municípios. Inicialmente, o Ministério da Saúde enviou 6.400 doses da vacina para o Amapá.

"O Programa Nacional de Imunizações (PNI) está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação, em 2014. Essa expansão inclui a dose contra a hepatite A, que é uma vacina muito cara, mas que, agora, passa a ser de rotina para as crianças", explica.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. É habitualmente benigna na infância e de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda, que vivem em más condições de saneamento básico.

A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. A disseminação está relacionada com a infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.

Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A. A recuperação dos sintomas, após a infecção, pode ser lenta e demorar várias semanas ou meses. A terapia visa à manutenção de conforto e equilíbrio nutricional adequado, incluindo a reposição de fluidos que são perdidos com vômitos e diarreia, portanto, a prevenção é a medida mais importante para seu controle, como a vacinação. Aproximadamente 100% das pessoas desenvolvem níveis protetores de anticorpos contra o vírus, no prazo de um mês, após uma única dose da vacina.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir