Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

Número de mortos por explosão de gás no sul de Taiwan chega a 25
Segundo serviço de emergências, mais de 260 pessoas ficaram feridas. Antes da explosão, fumaça saía das bocas de esgoto das ruas.
Número de mortos por explosão de gás no sul de Taiwan chega a 25
Foto: www.g1.globo.com

Pelo menos 25 pessoas morreram e 267 ficaram feridas depois de várias explosões no sistema de abastecimento de gás no sul de Taiwan, segundo os últimos dados divulgados nesta sexta-feira pelo Serviço Central de Emergências do arquipélago.

As explosões na cidade de Kaohsiung foram causadas ontem por um vazamento de propano em um encanamento subterrâneo, informou hoje o ministro da Economia, Chang Chia-juch, em entrevista coletiva.

Entre os mortos estão quatro bombeiros, enquanto outros 22 se encontram feridos. A operação de resgate mobilizou 1.392 membros do Serviço Central de Emergência e 84 caminhões de bombeiros, 1.439 soldados e 125 veículos militares, junto com pessoal e equipes de outros órgãos, informou hoje o governo em comunicado.

Além dos bombeiros de Kaohsiung, os serviços de outras cidades, como Tainan, enviaram dezenas de caminhões e efetivos para combater o fogo, acrescentou o comunicado governamental.

Um incêndio ainda persiste em uma área de dez metros de diâmetro, na junção entre as avenidas Kaixuan 3 e Ershen, segundo o serviço local de bombeiros de Kaohsiung.

O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, pediu nesta quinta "uma ação contundente e com total rendimento" nas operações de resgate e salvamento, enquanto o primeiro-ministro do país, Jiang Yih-hua, se deslocou até o local do incidente.

O vazamento de gás começou às 20h46 locais de ontem (9h46 de Brasília) e às 23h59 (12h59 de Brasília) começaram as explosões em uma área com entre dois e três quilômetros quadrados, no distrito de Cianjhen, de acordo com informações do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan.

Uma testemunha relatou que no início pensou que fosse um vazamento de "gás venenoso" da antiga via ferroviária e de uma obra do sistema de transporte rápido de Kaohsiung.

"Vi labaredas de fogo saindo, arrancando algumas tampas de bueiros. Era aterrorizador", afirmou essa testemunha.

O incêndio declarado no sistema de águas e esgoto se estendeu por pelo menos dois
quilômetros nas áreas afetadas.

Equipes de salvamento retiraram milhares de pessoas de escolas e outras instituições em locais não afetados pelo vazamento de gás.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir