Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

Grupo pinta Cascão em calçadas de SP e alerta sobre desperdí
"Não quero água" incentiva população a não lavar as calçadas. Cerca de 15 jovens participam do projeto; eles preferem não se identificar.
Grupo pinta Cascão em calçadas de SP e alerta sobre desperdí
Foto: g1.globo.com

Um grupo de 15 jovens de São Paulo criou uma iniciativa diferente para alertar a população sobre o desperdício de água. Eles pintam nas calçadas o personagem Cascão, criado por Maurício de Souza e conhecido por sempre fugir do banho, junto da frase "não quero água".

Segundo um dos organizadores do projeto ouvido pelo G1, que preferiu não se identificar, os responsáveis são publicitários e "pessoas que trabalham com intervenções artísticas". Ele disse que já foram pintados 70 "Cascões" em três semanas.
"É uma espécie de manifesto, alertando de alguma forma sobre o que está acontecendo. Mesmo com esse problema do Cantareira, a gente acompanha pelos portais que as pessoas continuam desperdiçando água, que não colaboram", disse.

A aplicação do personagem é feito à noite com a técnica chamada de "stencil". Com ela, o artista passa o jato de tinta por cima de um desenho vazado para que a marca fique na superfície (veja a foto ao lado).

O grupo começou as intervenções pela Vila Madalena e espalhou em calçadas onde há bastante circulação de pedestres.

"A gente escolheu o lugar que as pessoas param, sentam, ficam de pé, com possibilidade de disseminar aquilo, de querer olhar pra aquilo e querer compartilhar. Tem em porta de faculdade, pontos de ônibus", contou o artista.

Os artistas preferem não se identificar porque o grupo não quer se promover, mas sim chamar a atenção para a causa e deixar a arte para o coletivo. "A gente não tem medo. Não é medo de represália de moradores, de polícia, do Maurício de Souza. A gente não quer divulgar para sensação da ação ser coletiva", completou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir