Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

Trajetória de jovem com doença grave é narrada em espetáculo
"Nimbo" tem inspiração em momento difícil da vida do autor. Espetáculo é gratuito e será apresentado em Salgueiro e Petrolina, PE.
Trajetória de jovem com doença grave é narrada em espetáculo
Foto: g1.globo.com

Inspirado na própria vida, um autor de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, montou um espetáculo teatral em que narra a história de uma jovem ao deparar-se com uma grave doença. "Nimbo" é baseado em período da vida do artista Jandeir Dias. A peça é ambientada nos Estados Unidos, na década de 1970, e a protagonista Cecília passa a temer perder o contato com o namorado após o diagnóstico.

"Eu fui diagnosticado há cerca de nove anos, com uma doença chamada Linfoma de Hodgkin, que é um tipo de câncer do sistema linfático", relatou Jandeir que também atua no espetáculo. "Quando descobri que estava doente, o dia estava nublado e o nome "Nimbo" vem justamente disso, do momento carregado, triste, como se a personagem estivesse passando por uma tempestade", acrescentou.

Há cinco anos, o ator passou por um transplante de medula óssea e está curado do linfoma. Jandeir conta que durante o período que esteve doente recebeu muito apoio da minha família e inspirado nisso criou o personagem que interpreta, Paul, o namorado da protagonista Cecília.

Na peça, a moça, após descobrir a doença, passa a fantasiar sua vida. A trajetória da personagem é contada de forma não linear. "A linha do tempo da história mistura o presente com sonhos de um futuro melhor e boas recordações do passado. O espetáculo é inovador para o nosso grupo de teatro, o Togarma, porque foge esteticamente dos padrões dos trabalhos anteriores, tanto na forma de encenar como na maquiagem, figurino e cenário", explicou Jandeir.

"Nimbo" será apresentado no Teatro Profª Alaíde Conserva, no Centro de Cultura, Lazer e Turismo de Salgueiro. A apresentação é gratuita e acontece na sexta-feira (1) e no sábado (2) a partir das 20h, tem cerca de uma hora de duração e a classificação etária é 12 anos. No dia 7 de agosto a apresentação chega a Petrolina, também no Sertão do estado, no Teatro Dona Amélia, no Sesc, e integra a programação do Festival Aldeia do Velho Chico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir