Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 01-08-2014

"Eu era o cara perfeito para o emprego", diz diretor de Gua
Em entrevista ao site de VEJA, James Gunn fala sobre hist�rias intergal�cticas e o processo de cria��o dos personagens do novo filme de her�is da Marvel

Foto: www.maratimba.com

Na pr�xima ter�a-feira, dia 5 de agosto, o cineasta James Gunn completa 44 anos. De presente, ele deve levar para casa a satisfa��o de dominar as bilheterias de cinema em diversos pa�ses com o filme Guardi�es da Gal�xia, que chega neste fim de semana aos Estados Unidos e que estreou na �ltima quinta no Brasil.

Sem grandes feitos em sua carreira at� agora, Gunn � diretor e roteiristas de filmes modestos, alguns at� ruins, entre eles a com�dia Para Maiores (2013), que levou dois pr�mios no Framboesa de Ouro � cerim�nia que elege os piores do cinema poucos dias antes do Oscar �, o de pior roteiro e pior diretor.

Contudo, Gunn sempre pode se gabar de duas habilidades: ser criativo (para o bem e para o mal) e bem relacionado. No duvidoso Para Maiores, por exemplo, ele reuniu um elenco de estrelas gigantesco, com nomes como Hugh Jackman, Kate Winslet e Naomi Watts. Agora, em Guardi�es da Gal�xia, o diretor j� estava h� tempos em contato com Kevin Feige, produtor poderoso dentro do est�dio Marvel, que deu a ele liberdade de cria��o em cima da hist�ria do grupo de her�is alien�genas desajustados. "Eu amo a trama original, os her�is da Marvel, aventuras espaciais e guaxinins, pois eles s�o fofos (risos), ent�o eu era o cara perfeito para o emprego", diz em entrevista ao site de VEJA.

Leia tamb�m: Divertido, Guardi�es da Gal�xia supera as expectativas

Apesar de os filmes da Marvel serem bem-humorados, o senhor adicionou uma dose extra de com�dia em Guardi�es da Gal�xia. Acredita que sua experi�ncia com produ��es c�micas foi o que levou o est�dio a escolher voc� como diretor e roteirista? Eu conhe�o o Kevin Feige [produtor da Marvel] h� algum tempo e sei que o est�dio j� planejava me convidar para dirigir um filme. Eu queria muito fazer Guardi�es da Gal�xia, estava bem interessado e eles perceberam isso. Eu amo a trama original, os her�is da Marvel, aventuras espaciais e guaxinins, pois eles s�o fofos (risos), ent�o eu era o cara perfeito para o emprego. Sobre o humor, eu quis focar em personagens o mais veross�meis poss�vel e, para mim, o humor � o caminho ideal para conseguir isso.

Como foi seu primeiro contato com as hist�rias dos Guardi�es? Eu era crian�a quando li uma hist�ria com os Guardi�es em uma revista em quadrinhos de outro her�i da Marvel. Eu era muito novo e guardei essa lembran�a. De cara gostei deles. Antes de fazer o filme, n�o era um profundo conhecedor do grupo, mas tinha o interesse de lev�-los para o cinema. E justamente porque eles n�o s�o muito famosos, eu tive a liberdade para criar em cima da hist�ria original. O que me deu margem para reinterpret�-los no cinema.

Outro ponto forte do filme s�o os atores. Como foi o processo de escolha do elenco? Para alguns personagens foi mais f�cil. Zoe Saldana, que interpreta Gamora, foi algu�m que eu sugeri para a Marvel quando ainda est�vamos conversando sobre a possibilidade do projeto. Ela j� era um nome favorito desde o come�o. Mas o papel de Chris Pratt, de Senhor das Estrelas, foi bem dif�cil. Testamos cerca de 150 atores. Desde atores muito famosos at� outros completamente desconhecidos. E quando Chris apareceu eu percebi em 20 segundos que ele era o cara que est�vamos procurando.

Chris Pratt era um ator pouco conhecido at� ent�o. Que sempre fez pap�is pequenos no cinema e na televis�o. Como foi dirigi-lo em um filme que mistura a��o e com�dia? Chris � muito bom com cenas c�micas. Ele sabia fazer isso. O principal processo de aprendizado dele, que eu acompanhei como diretor, foi o de aprender a ser um protagonista. Ele tem presen�a em cena e � muito simp�tico e carism�tico. Ao conhec�-lo, as pessoas gostam dele r�pido. Ele � naturalmente engra�ado, sem precisar exagerar e se esfor�ar muito. Foi ent�o que trabalhamos nesse sentido, de ele se permitir ser quem �, o que j� era suficiente para o papel principal de Guardi�es.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir