Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

Pichadores do ABC morrem baleados em condomínio de SP
Segundo secretaria, eles trocaram tiros com PMs em apartamento. Dupla invadia prédios há mais de uma década para pichar a marca dela
Pichadores do ABC morrem baleados em condomínio de SP
Foto: g1.globo.com

Dois homens foram baleados e mortos pela polícia dentro de um apartamento na Mooca, na Zona Leste de São Paulo. Os mortos eram Alex Dalla Vecchia Costa, conhecido pichador da região do ABC, e o amigo dele, Aílton dos Santos, informa o SPTV.

Há mais de uma década, Alex Dalla Vecchia invadia prédios para tentar chegar na cobertura e deixar a marca dele nas fachadas. Ele tinha passagens na polícia por pichação, que é considerado vandalismo e crime ambiental. A polícia disse que Alex e o amigo estavam armados e que morreram na troca de tiros quando tentavam roubar um apartamento.

Segundo a polícia, houve um tiroteio dentro de um apartamento de um condomínio localizado na Avenida Paes de Barros, no final da tarde desta quinta-feira (31). E os dois homens foram mortos. A Corregedoria da polícia informou que está investigando as circunstâncias em que as duas mortes ocorreram.
Eles conseguiram entrar dizendo ao porteiro que eram moradores. Segundo as testemunhas, pegaram o elevador e foram até a cobertura onde mora o zelador.
Uma moradora que não quis se identificar diz que viu as imagens do circuito de segurança. "Eles entraram no elevador, estavam com celulares. A gente viu as imagens, eles tirando uma selfie dentro do elevador. Estavam de boné e vestidos normais e tiravam uma selfie dentro do elevador", contou a moradora.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o zelador percebeu um movimentação estranha, saiu do apartamento e encontrou os dois homens no corredor. Eles disseram que estavam ali para fazer a manutenção do elevador.
O zelador fingiu que acreditou na história e foi ligar para a polícia. Os policiais militares chegaram e encontraram a dupla no apartamento do zelador. Ainda, segundo a polícia, um deles estava na cozinha e, ao ver os policiais, teria atirado. Houve revide e o homem morreu. O outro que estava no quarto também atirou. Ele foi baleado e também morreu na troca de tiros.
A SSP afirmou que um dos PMs levou um tiro no braço. Para os amigos e parentes, no entanto, a história é outra. Uma prima de Alex Dalla Vecchia Costa, de 32 anos, publicou na página de uma rede social: "Meu primo nunca teve uma arma, nunca matou nem feriu ninguém, todo mundo sabe e é evidente que o que ele fazia era pichar."
O próprio Alex publicava as fotos de locais pichados, como um troféu. No meio dos pichadores, ele era considerado uma lenda. O nome mais conhecido dos Jets, o grupo que nasceu na região de Santo André, no ABC, no fim dos anos 1990. A marca dos Jets é fazer escaladas ou invadir prédios para deixar a sua marca nas alturas. Quanto mais alto o prédio, maior o desafio.

A delegada que investiga o caso disse que os PMs apresentaram uma pistola 380 e um revolver calibre 38, que estariam com os dois homens. A perícia recolheu no apartamento do zelador cápsulas de balas desses dois calibres.

A delegada disse ainda que, além da hipótese de tentativa de assalto, vai também apurar a possibilidade de os dois terem invadido o prédio para fazer pichações. A polícia diz que os dois já tinham passagem por dano ao patrimônio e pichação. Também disse que não encontrou com eles nenhum objeto usado para pichar, como sprays

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir