Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

Facebook deixou site fora do ar para sanar maior pane
Site teve que "ser desligado" e saiu do ar por duas horas e meia no mundo. Empresa pediu desculpas; norte-americanos chegaram a ligar para pol�cia.
Facebook deixou site fora do ar para sanar maior pane
Foto: g1.globo.com

Ap�s ficar fora do ar durante a tarde desta sexta-feira (1�), o Facebook classificou o incidente que deixou a rede social fora do ar por duas horas e meia como a "pior interrup��o" em mais de quatro anos. Para corrigir um erro, empresa teve de "desligar" a rede social.
"Essa � a pior interrup��o que n�s tivemos em mais de quatro anos, e n�s quer�amos nos desculpar por isso antes de tudo", afirmou Robert Johnson, porta-voz do Facebook.
O Facebook j� havia pedido desculpas pela instabilidade que impediu usu�rios de acessar n�o somente a rede social mas tamb�m de entrar no aplicativo de fotos Instagram, que pertence � empresa. Recursos do Facebook, como os bot�es "curtir" e "recomendar", presentes em sites de not�cia tamb�m n�o funcionavam. A empresa tamb�m forneceu os detalhes t�cnicos que causaram a instabilidade.

O problema
A pane foi causada por um erro na configura��o do sistema autom�tico que verifica valores de cache, que acabou causando um efeito domin�. Tudo come�ou quando a rede social mudou nesta sexta uma altera��o nos padr�es t�cnicos adotados pela plataforma.
Quando os usu�rios tentavam se conectar a uma ferramenta do Facebook, eram gerados valores inv�lidos como resposta. Como cada tentativa de acesso gerava uma tentativa de corre��o, a base de dados foi inundado com consultas que, segundo o Facebook, chegaram a centenas de milhares por segundo.
Mesmo quando o sistema conseguia consertar o problema inicial, tinha que lidar com as consultas pendentes. Al�m disso, toda vez que a base de dados tentava resolver uma falha de acesso e falhava, isso gerava mais consultas.
"O jeito de parar o ciclo de feedback foi muito doloroso �n�s tivemos que interromper todo o tr�fego a essa base de dados, o que significou desligar o site. Uma vez que as bases de dados estavam recuperadas e a causa do problema foi consertada, n�s permitimos aos poucos que mais pessoas voltassem ao site", informou Johnson.
"Al�? � da pol�cia?"
Durante o tempo em que o Facebook n�o p�de ser acessado, alguns norte-americanos decidiram ligar para a pol�cia e pedir para que tomasse uma provid�ncia a respeito da pane.
A rea��o inusitada ao p�nico causado pela maior rede social do mundo fora do ar foi narrada no Twitter pelo sargento Burton Brink, do Departamento de Pol�cia de Los Angeles (EUA). O Facebook � acessado por 1,32 bilh�o de pessoas no mundo todo.
"O #Facebook n�o � um problema da lei, por favor n�o nos ligue sobre ele estar fora do ar, n�s n�o sabemos quando o FB estar� de volta!", escreveu o policial �s 9h37 do hor�rio local (13h37 de Bras�lia).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir