Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

Aumenta em 26% a violência nas escolas públicas de São Luís
Dados referentes a 2013 foram divulgados pela Polícia Militar. Levantamento analisou ocorrências em escolas da Região Metropolitana.
Aumenta em 26% a violência nas escolas públicas de São Luís
Foto: g1.globo.com

Aumentou em 26% o índice de violência nas escolas públicas da Região Metropolitana de São Luís, segundo dados divulgados nessa sexta-feira (1º) pela Ronda Escolar da Polícia Militar. Os números mostram registro de 303 ocorrências de violência e conduta inadequada em 2013 contra 240 em 2012. A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado do Maranhão".

O aumento acontece pelo segundo ano consecutivo, mas em escala menor. No ano passado, foi registrado crescimento de 64% em relação ao ano anterior - 2011 - quando 184 ocorrências foram registradas.

A incidência de violência é maior entre alunos com idade entre 12 a 17 anos. De acordo com o jornal, a maior parte das ocorrências relata casos de ameaça entre alunos e professores, agressões físicas, prática de bullying, apreensão de armas e drogas, depredação às dependências das escolas, indisciplina e furtos de telefones celulares dos alunos dentro das salas de aula.

Apreensões

Foram apreendidas cinco armas de fogo e 17 armas brancas dentro e no entorno de unidades de ensino. De acordo com o coordendor da Ronda Escolar, capitão Wellington Veras, algumas dessas armas brancas estavam em poder de alunos que diziam sofrer bullying diariamente.
"Nesses casos, eles disseram que levavam facas para o colégio, para se defender das agressões e dos apelidos", revelou.

Veras, acredita que a falta de acompanhamento da família agrava o problema. "A família não está presente no processo educacional. Muitos pais só vão à escola para fazer a matrícula do filho ou quando são convocados para uma reunião, para tratar sobre algum benefício social do governo. A escola deveria apenas aparar algumas arestas que a família tem dificuldade de reparar em casa", afirmou o coordenador da Ronda Escolar.

Também no ano passado, foram registradas três apreensões de drogas, seis casos de tráfico de drogas, cinco casos de bebida alcoólica e 24 de uso de drogas dentro de escolas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir