Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

Obelisco é coberto por camisinha gigante no Centro do Rio
Iniciativa é de grupos de proteção contra DSTs. Em 91 e 99, obelisco também ganhou a proteção.
Obelisco é coberto por camisinha gigante no Centro do Rio
Foto: g1.globo.com

Quem passava pela Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, na manhã deste sábado (2), viu um enorme preservativo colocado no obelisco em frente ao Aterro do Flamengo. A camisinha no monumento foi uma iniciativa de grupos contra a homofobia e de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Em um dos lados, a frase "ética do cuidado" chamava a atenção para os cuidados necessários durante as relações sexuais. Balões nas cores do arco-íris foram soltos durante a cerimônia.

A camisinha, segundo os organizadores, tem 11 metros de comprimento, foi feita com um material sintético branco e demorou um mês para ser feita. Uma estrutura de metal suporta o topo da camisinha e simula o formato de um pênis. Segundo Júlio Moreira, um dos diretores do Grupo Arco-Íris, a ideia é chamar a atenção para o retrocesso da política anti-Aids no país.

"Além do retrocesso, há um conservadorismo na veiculação de campanhas para grupos vulneráveis, como as prostitutas, nos meios de comunicação de massa. Há dois anos, duas propagandas foram restringidas para saírem em rede nacional", contou.
Segundo os organizadores, o obelisco da Rio Branco já foi coberto por uma camisinha outras duas vezes. As intervenções ocorreram nos anos de 1991 e 1999.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir