Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Dilma diz que cabe ao Congresso explicar suposta fraude
Presidente foi indagada sobre den�ncia de favorecimento a testemunhas. Ex-dirigentes da Petrobras tiveram acesso a perguntas da CPI, diz "Veja".
Dilma diz que cabe ao Congresso explicar suposta fraude
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (4) que cabe ao Congresso Nacional explicar a den�ncia de suposto favorecimento a ex-dirigentes da Petrobras convocados para prestar esclarecimentos na Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) criada no Senado para investigar a estatal do petr�leo. A chefe do Executivo viajou a S�o Paulo nesta segunda exclusivamente para visitar um posto de sa�de no munic�pio de Guarulhos, na Regi�o Metropolitana.

O ex-presidente da Petrobras Jos� S�rgio Gabrielli e o ex-diretor da �rea internacional Nestor Cerver� tiveram acesso a perguntas que seriam feitas por senadores antes de depor na CPI da Petrobras, segundo reportagem publicada na edi��o desta semana da revista "Veja".

A publica��o afirma ter tido acesso a um v�deo com 20 minutos de dura��o no qual aparecem o chefe do escrit�rio da estatal em Bras�lia, Jos� Eduardo Barrocas, o advogado da empresa Bruno Ferreira e uma terceira pessoa n�o identificada conversando sobre as perguntas que seriam formuladas, sobre quem as elaborou e sobre quem deveria receb�-las.

"Isso [den�ncia de favorecimento aos depoentes da CPI da Petrobras no Senado] � uma quest�o que deve ser respondida pelo Congresso", disse Dilma ao ser indagada sobre a den�ncia publicada na revista "Veja".

A petista tamb�m foi questionada por rep�rteres sobre o fato de lideran�as da oposi��o terem anunciado durante o final de semana que v�o acionar o Conselho de �tica e o Minist�rio P�blico para investigar o caso. A oposi��o sustenta que, se comprovada, a participa��o de servidor do Executivo na elabora��o das perguntas pode configurar ato de improbidade administrativa.

"O PSDB faz as representa��es que quiser fazer em Bras�lia", ressaltou Dilma, em tom ir�nico.

Agenda "casada"

A assessoria de imprensa da campanha de Dilma � reelei��o informou ao G1 que a agenda da presidente em Guarulhos, nesta manh�, faz parte de agenda "casada", na qual a petista cumpre em um mesmo compromisso agenda oficial e de campanha.

Em Guarulhos, conforme consta da agenda oficial divulgada pelo Pal�cio do Planalto, a presidente fez visita � Unidade B�sica de Sa�de Jacy. No entanto, a viagem serviu para que a candidata do PT tamb�m gravasse v�deos e tirasse fotos que ser�o utilizadas pela campanha eleitoral.

De acordo com o PT, os custos da viagem foram pagos pelo comit� de campanha. Nesta ter�a, a presidente visitar� as obras da Usina de Belo Monte (PA), tamb�m sob a "agenda casada", com compromissos oficiais e eleitorais. A viagem ao local, segundo o PT, tamb�m ser� custeada pela campanha.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir