Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Casa da Criança será fechada após mais de 45 anos de funcion
Fechamento é por falta de recursos financeiros para manter os serviços. Instituição atende 300 crianças de Petrolina, PE
Casa da Criança será fechada após mais de 45 anos de funcion
Foto: g1.globo.com

Dia 31 de dezembro de 2014. Essa é a data que a creche ‘Casa da criança’ deverá ser fechada em Petrolina, no Sertão pernambucano. A instituição, que funciona há mais de 45 anos, atende cerca de 300 crianças viabilizando educação, atividades esportivas e seis refeições diárias aos matriculados. Contudo, esses serviços devem ser suspensos com o fechamento da unidade.
Quem mantém a casa é a Associação de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), que investe mensalmente um valor em torno de R$ 70 mil. No entanto, a associação tem encontrado dificuldades de continuar garantindo o recurso e a permanência dos 44 profissionais que trabalham no local.
De acordo com o diretor-presidente da Apami, Augusto de Souza Coelho, não há mais como deslocar recursos para apoiar a Casa da Criança. "Ela é mantida pela área de saúde da Apami. Mas, estamos passando por dificuldades também. E infelizmente, precisamos manter nosso foco que é a saúde, o tratamento do câncer, a questão oncológica", explica.
Augusto Coelho reforça que a Apami vinha se empenhando para manter os serviços. "Sempre atendemos as crianças por gosto e carinho, agora estamos sendo forçados a tomar essa decisão", desabafa.
A auxiliar serviços gerais, Elizângela Ferreira dos Santos, de 28 anos, que mora no bairro Antônio Cassimiro, tem dois filhos matriculados na Casa da Criança, um menino de 4 anos e uma menina de 1 ano e 4 meses. "Eles estudam lá desde o berçário. Eu estou desesperada com a notícia do fechamento da creche, porque terei que parar de trabalhar. Não tenho onde deixar meus filhos. Se você procura uma vaga na Nova Semente não tem e se for pagar alguém é muito caro", ressalta.
A Casa da Criança funciona em um regime de semi-internato, de segunda à sexta, das 7h às 17h, disponibilizando várias atividades para crianças entre 4 meses a 6 anos. O prédio conta com um berçário, salas de aula e refeitório, além da Escola Irmã Iracema, que funciona em anexo à casa.
De acordo com o diretor Augusto, com o fechamento da Casa será realizada uma reunião com a Secretaria de Educação de Petrolina para tentar remanejar as crianças para outras creches e escolas do município.
A Casa da Criança foi a primeira creche implantada em Petrolina, em 1967 pela Apami. A coordenação do espaço é feita pelas religiosas da Congregação Católica Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, ligada à Diocese da cidade. O prédio é próprio e funciona na Avenida Dr. Fernando Góes, 42, Centro, em Petrolina.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir