Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Submarino remoto filma monte submerso
Especialista de universidade escocesa diz que diversidade da vida marinha na regi�o est� amea�ada por mudan�a do clima.
Submarino remoto filma monte submerso
Foto: g1.globo.com

Um submarino controlado remotamente investigou um dos ecossistemas menos conhecidos da Gr�-Bretanha: uma montanha submarina na costa da Esc�cia.
O monte, de 1 mil metros de altitude, fica totalmente submerso no Oceano Atl�ntico, na costa oeste da Esc�cia.
A equipe coordenada pelo professor J Murray Roberts, da universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, registrou 109 esp�cies nas encostas da montanha.
O resultado do estudo foi publicado na revista cient�fica Scientific Reports.
O professor Roberts liberou as imagens gravadas pelo equipamento para a BBC.
�reas produtivas
"Essas montanhas s�o interessantes porque surgem no oceano e t�m encostas muito �ngremes. Quando as correntes se chocam contra essas colinas e remexem os nutrientes, elas se transformam em �reas muito produtivas", afirmou ele.
A equipe de Roberts montou sua base sobre um navio, enquanto o rob�-submarino explorava as profundezas.
Entre as esp�cies observadas est�o "estranhos" organismos unicelulares gigantes chamados xenofi�foros.
Eles constroem estruturas grudando gr�os de areia. Al�m disso, foram filmados um polvo e esp�cies incomuns de corais nas �guas frias do Atl�ntico Norte.
Alguns dos corais serviam de abrigo �s ovas de uma esp�cie amea�ada de tubar�o ca��o.
Um dos principais objetivos dos estudiosos foi monitorar os bancos de corais, que s�o muito vulner�veis �s mudan�as clim�ticas.
Muitos deles vivem h� centenas ou at� milhares de anos, mas algumas estimativas preveem que eles ser�o totalmente destru�dos at� o fim do s�culo.
"A velocidade na qual os oceanos est�o mudando � incompar�vel com qualquer outra fase na hist�ria evolucion�ria dos corais", afirmou Roberts.
"A libera��o de di�xido de carbono na atmosfera est� mudando a qu�mica dos oceanos, e a previs�o para o Atl�ntico � de que os corais ser�o expostos a �guas mais �cidas que v�o dissolver os seus esqueletos."
O especialista disse ainda que os sistemas amea�ados pelas mudan�as t�m "grande valor para a sociedade", lembrando que subst�ncias extra�das de organismos encontrados apenas nas profundezas do oceano v�m sendo usadas em pesquisas para tratamentos de doen�as como c�ncer e mal�ria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir