Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Vítima de trote violento na Famerp consegue transferência
O caso aconteceu em março deste ano, em São José do Rio Preto. A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é inédita.
Vítima de trote violento na Famerp consegue transferência
Foto: g1.globo.com

O estudante Luiz Fernando Alves, de 22 anos, vítima de trote violento em março deste ano, conseguiu na Justiça o direito de transferência da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A lei federal permite a mudança apenas em casos que envolvam servidores públicos. Mas de acordo com o advogado da vítima, Daniel Calazans Palomino Teixeira, as circunstâncias foram consideradas excepcionais pelo Poder Judiciário."É a primeira vez que uma vítima de trote violento consegue uma transferência desta natureza", disse o defensor.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) aceitou a alegação de que Luiz Fernando Alves, portador de autismo e natural de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deveria ficar próximo à família, já que sofreu danos mentais, provocados pelo trote. "Ele está fazendo tratamentos com psicólogo e neurologista", disse o advogado.
A UFMG deve ser notificada oficialmente da decisão ainda esta semana. A defesa do estudante também pretende entrar com ações criminais contra os agressores e a própria Famerp. A faculdade informou que criou três comissões internas para apurar o caso. A Polícia Civil também investiga o trote.
Entenda o caso
Luiz Fernando Alves ingressou na Famerp depois de passar quatro anos em um cursinho pré-vestibular. Segundo informações do boletim de ocorrência, o estudante estava em uma festa organizada pelos veteranos em uma chácara, em São José do Rio Preto (SP). O evento, que teria a duração de três dias, começou no dia 18 de março e iria até o dia 20.
No primeiro dia, o calouro disse que foi obrigado a ficar de joelhos e carregar 10 garrafas de cerveja. O estudante ainda teria sido agredido com tapas e chutes, além de receber golpes de garrafas na orelha.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, veteranos teriam urinado nele, que acabou passando mal e desmaiou. Ele ainda teria sido ameaçado de morte. Com medo, avisou a direção e voltou para a casa da família, em Contagem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir