Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Selfie liberada, mas com moderação: COB orienta uso de redes
Durante seminário preparatório para os Jogos, jovens conhecem o manual de conduta do Comitê para Nanquim e recebem informações do Facebook, Google e Twitter
Selfie liberada, mas com moderação: COB orienta uso de redes
Foto: g1.globo.com

O celular é quase tão importante quanto a roupa do corpo. Para os jovens que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, é comum que as redes sociais tenham substituído a tradicional ligação para, por exemplo, desejar feliz aniversário para um colega. Sabendo disso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) usou os dois dias de palestras junto à delegação brasileira também para destacar as regras e possibilidades de uso das ferramentas durante a competição.


Foram passadas orientações do Comitê Olímpico Internacional para o uso das redes sociais e também informações complementares do COB, redigidas através de parcerias com Facebook, Twitter e o Google.

- Achei a conversa muito boa, nos deixa muito bem informado do que fazer ou não. É um país diferente do nosso e são informações precisas. As orientações são legais não apenas para o que vamos fazer com o celular lá, mas também com o que vamos postar. Temos que tomar cuidados, vamos representar o Brasil - disse Elen Camilo Vasconcelos, de 17 anos, do salto em distância, que costuma postar fotos de onde está, dos lugares que visita enquanto compete e frases.

Na conversa em um hotel em São Paulo, os atletas do Time Brasil que viajam para Nanquim puderam entender a dinâmica criada pelo COB para evitar problemas nas redes sociais. Curiosos, os jovens, que transitam entre uma palestra e outra com os celulares em mãos, também receberam materiais adicionais de conduta na internet e de como usar os aplicativos sem atrapalhar o desempenho esportivo.
- Primeiro o Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha algumas reticências com relação as redes sociais. Mas depois foi possível perceber que era impossível fugir disso. O nosso entendimento é de que é preciso utilizar a ferramenta da melhor forma possível. Essa é a saída - explicou Gustavo Harada, segundo chefe de delegação do Brasil nas Olimpíadas da Juventude, na China.

Além de toda a conversa de orientação, um funcionário do Facebook esteve com 72 atletas do Brasil, passou dicas e mostrou duas ações da empresa para se aproximar ainda mais das celebridades e competidores. Agora, atletas com destaque e celebridades mundiais terão suas páginas verificadas, como já faz o Twitter. Será possível saber se a página do atleta é realmente a oficial, e se a interação do fã acontece de forma verídica com seu ídolo.

O Facebook irá tornar público na quinta-feira, ainda para um número reduzido de pessoas, o aplicativo "Mentions", menções em inglês. A plataforma fará com que o atleta mencionado em qualquer post dentro do Facebook fique sabendo e tenha como quantificar e planificar a quantidade de referências ao seu nome, desde que seja usada uma hashtag ou que a página oficial seja citada na postagem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir