Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2014

Egito inicia mediação para trégua duradoura em Gaza
Mediadores já se reuniram com israelenses e receberão palestinos. Cessar-fogo entrou em seu segundo dia sem combates na Faixa de Gaza.
Egito inicia mediação para trégua duradoura em Gaza
Foto: www.g1.globo.com

Os mediadores egípcios se reuniram no Cairo com uma delegação israelense e nesta quarta-feira terão um encontro com os negociadores palestinos, como parte das conversações para uma trégua duradoura em Gaza, além do cessar-fogo de 72 horas em vigor desde terça-feira.

Os mediadores egípcios se reuniram no Cairo com uma delegação israelense e nesta quarta-feira terão um encontro com os negociadores palestinos, como parte das conversações para uma trégua duradoura em Gaza, além do cessar-fogo de 72 horas em vigor desde terça-feira.

O cessar-fogo, obtido com a mediação do Egito e dos Estados Unidos, entrou no segundo dia e nenhum combate foi registrado até o momento na Faixa de Gaza.

"As conversas indiretas entre os palestinos e os israelenses estão avançando", disse um representante egípcio, deixando claro que ambos os lados não estão se encontrando cara a cara. "Ainda é muito cedo para falarmos de resultados, mas estamos otimistas."

Após a reunião no Cairo, Izzat al Rishq, membro do gabinete político do movimento islamita Hamas, disse que as autoridades egípcias asseguraram que empregarão o "máximo esforço" para cumprir com as exigências palestinas no conflito com Israel.

O dirigente palestino qualificou de "responsável" o encontro, no qual a delegação palestina ressaltou suas exigências, sobretudo o fim da ofensiva e do embargo sobre Gaza.

O representante do Hamas negou estar disposto a aceitar um acordo de paz que não "esteja ao nível dos sacrifícios" feitos pelo povo palestino. "Nosso povo não aceitará que continue a ocupação israelense, que é a base dos crimes", afirmou.

Trégua e retirada

O exército israelense se retirou totalmente do território palestino na terça-feira, quase
um mês depois do início de uma ofensiva que deixou, segundo o ministério palestino da Saúde, 1.875 mortos, incluindo 430 menores de idade e 243 mulheres. No lado israelense morreram 64 soldados e três civis.

Os mediadores egípcios se reuniram durante a noite com negociadores israelenses e devem ter um encontro durante a quarta-feira com a delegação palestina, segundo fontes palestinas que pediram anonimato.

A delegação palestina inclui integrantes do movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza e é o principal alvo de Israel.

Os palestinos devem apresentar suas exigências aos mediadores, funcionários do serviço secreto do Egito.

Mas durante a noite, um líder do Hamas rejeitou categoricamente uma das condições apresentadas pelos israelenses para uma trégua prolongada: o desarmamento dos combatentes
do Hamas e de outros grupos armados da Faixa de Gaza.

"Mataremos quem tentar tomar nossas armas", escreveu Ezzat al-Rishq no Twitter.

Em Gaza, onde meio milhão de pessoas saíram de casa em meio a um mês de intenso bombardeio, alguns moradores deixaram abrigos da ONU e voltaram para bairros onde quarteirões inteiros foram destruídos por ataques israelenses de artilharia, ao passo que o cheio de corpos em decomposição impregnava o ar.

Ruas em cidades no sul de Israel, as quais vinham sofrendo ataques diários de foguetes vindos da Faixa de Gaza, estavam repletas de crianças brincando.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir