Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Governo descarta risco de Ebola, mas eleva alerta
Minist�rio da Sa�de far� avisos sonoros em portos e aeroportos e anunciou protocolo em caso de suspeita da doen�a
Governo descarta risco de Ebola, mas eleva alerta
Foto: g1.globo.com

Ap�s a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) declarar emerg�ncia sanit�ria internacional pela epidemia de Ebola na �frica, o Minist�rio da Sa�de afirmou nesta sexta-feira ser "improv�vel" que o v�rus chegue ao Brasil e que n�o h� risco de transmiss�o no Pa�s. O governo, no entanto, elevou o n�vel do centro de emerg�ncia em sa�de e destacou uma equipe de resposta para eventuais casos suspeitos, al�m de anunciar medidas para o desembarque de passageiros internacionais.

A �frica enfrenta a epidemia mais fatal da hist�ria do v�rus Ebola, que j� matou mais de 930 pessoas em Serra Leoa, Guin�, Lib�ria e Nig�ria, sendo que este �ltimo registrou casos pontuais. Nesta sexta-feira, a OMS recomendou uma s�rie de medidas para pa�ses acometidos pela doen�a e todos os outros que n�o tenham registrado casos.

O Brasil seguiu a recomenda��o da OMS em n�o restringir viagens e apenas recomendou que se evite o deslocamento para �reas rurais nos pa�ses de risco e evitar contato com animais ou pessoas doentes. A transmiss�o da doen�a se d� por contato com sangue, �rg�os ou fluidos corporais de animais ou humanos infectados.

O Centro de Opera��es de Emerg�ncia em Sa�de (Coes), respons�vel por monitorar situa��es de risco, aumentou seu n�vel de zero para dois (o m�ximo � quatro). A medida acompanha a eleva��o da preocupa��o da pr�pria OMS e para padronizar a��es para todos Estados, caso seja necess�rio.

Sem casos suspeitos da doen�a, o governo federal vai monitorar portos e aeroportos e colocar, a partir de amanh�, avisos sonoros nos desembarque de passageiros internacionais. Tamb�m definiu um protocolo de como proceder em caso de suspeitas em viajantes. O an�ncio n�o falar� especificamente em Ebola, apenas recomendar� que passageiros com febre ou hemorragia devem procurar agentes de sa�de dos aeroportos e informar para qual pa�s viajaram.

Toda cidade que recebe voos internacionais ter� uma equipe preparada para levar o paciente a hospitais de refer�ncia em tratamentos de doen�as transmiss�veis. Em caso de necessidade, equipamentos comprados para a Copa do Mundo para prote��o em casos de ataques qu�micos poder�o ser mobilizado para as equipes de sa�de. Segundo o minist�rio, h� no pa�s 60 especialistas autorizados pela OMS a fazer o transporte de exames de pacientes at� o Instituto Evandro Chagas, no Par�, que tem capacidade de identificar o v�rus Ebola.

O processo faz parte de uma segunda etapa de detec��o do Ebola, j� que triagens foram montadas nas sa�das dos pa�ses acometidos pela epidemia. "Estamos refor�ando nossas a��es de vigil�ncia nos portos e aeroportos, identificando pessoas que venham de pa�ses afetados para que a gente possa detectar precocemente e transferi-las para hospitais de refer�ncia", disse o ministro Arthur Chioro.

Para a Vigil�ncia Sanit�ria brasileira, � pouco prov�vel que o v�rus do Ebola se espalhe para outros continentes. "Pelas caracter�sticas da transmissao do Ebola, � considerado pouco prov�vel a dissemina��o para poucos continentes. N�o � prov�vel que persista a transmiss�o como persiste na �frica. Pode haver chegada de viajantes, apesar do risco ser baixo. As pessoas de l� que adoecem s�o pessoas de �rea rural, pessoas que vivem em comunidades distantes", disse o secret�rio de Vigil�ncia em Sa�de, Jarbas Barbosa.

Brasil doar� medicamentos para pa�ses da �frica
O Minist�rio da Sa�de anunciou nesta sexta-feira a doa��o de cerca de 15 toneladas de medicamentos para a Guin�, Serra Leoa e Lib�ria. O governo tamb�m fez um repasse de R$ 1 milh�o de reais para a OMS, com objetivo de ajudar nos trabalhos nesses pa�ses.

O governo recomendou que brasileiros n�o integrem miss�es m�dicas ou religiosas que n�o sejam oficiais. Segundo o minist�rio, at� agora apenas um m�dico afirmou ter ido a um dos pa�ses pela organiza��o n�o governamental M�dicos Sem Fronteiras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir