Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Filhotes de lobo-guará são os novos habitantes do zoológico
Dois machos são a segunda cria do casal do parque. Eles poderão ser vistos pelos visitantes do Zoo em quatro meses.
Filhotes de lobo-guará são os novos habitantes do zoológico
Foto: g1.globo.com

O Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" de Sorocaba (SP) tem dois novos habitantes: filhotes macho de lobo-guará, espécie que consta na lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Animais (Ibama).
Os animais nasceram no dia 31 de maio no parque, porém somente na quinta-feira (7) o nascimento dos mamíferos foi divulgado por uma questão de precaução, como explica o médico veterinário e diretor do zoo, Rodrigo Teixeira. "Esperamos para ver se ia vingar o nascimento, se eles iam se desenvolver bem. Nesses casos, todo cuidado é pouco", frisa.
Os filhotes tiveram que ser retirados do convívio dos pais logo após o nascimento e foram levados ao setor veterinário do zoológico para cuidados neonatais. O risco era grande devido ao frio e o estresse da mãe. "Essa é mais uma vitória na reprodução de uma das espécies de canídeos selvagens sul-americanos ameaçada de extinção que está na lista oficial do Ibama", destaca a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo Setor de Mamíferos do Zoo de Sorocaba, Cecília Pessuti.

Como ainda são muito pequenos, os filhotes ficarão sob cuidados intensivos até aproximadamente os 6 meses de idade, quando então poderão ser vistos pelos visitantes do parque. Ainda de acordo com a bióloga, esta é a segunda cria do casal. Motivo de comemoração entre os pesquisadores do parque que passaram a acreditar que eles possam se reproduzir por muitos anos ainda, auxiliando a perpetuação da espécie.
O Zoológico de Sorocaba é o berço do projeto de conservação em cativeiro para a espécie que teve início no final dos anos 1980 e hoje contribui ativamente junto ao ICMBio no Plano de Ação Nacional para Conservação do Lobo-guará; além de desenvolver e colaborar com diversos projetos de pesquisa nas áreas de medicina veterinária, comportamento, genética, entre outros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir