Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Empresas oferecem caminhões-pipa, e Saltinho amplia distribu
Abastecimento passou de 3 horas para 5 horas diárias nesta sexta-feira (8). Desde o início do racionamento só um morador foi multado por desperdício.
Empresas oferecem caminhões-pipa, e Saltinho amplia distribu
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de Saltinho (SP) anunciou nesta sexta-feira (8) a redução do período de racionamento de água na cidade. O fornecimento, restrito a somente três horas diárias (das 16h às 19h) desde o final de julho, passou para cinco horas por dia, das 15h às 20h. A medida ocorreu após a iniciativa privada fornecer caminhões-pipa e pontos alternativos de captação em reservatórios particulares, segundo a assessoria de imprensa do governo local.
Na região de Piracicaba (SP), Saltinho é o município com a situação mais severa de racionamento de água em razão da falta prolongada de chuvas, já que o abastecimento da população de cerca de 7.500 habitantes é feito por um sistema de represas e poços artesianos. O Serviço Municipal de Água e Esgoto anunciou também que, desde o início do racionamento, apenas um morador foi multado em R$ 250 por desperdiçar água.

A redução do racionamento, segundo a administração, se deve à colaboração de empresas e famílias. Desde a semana passada, duas firmas passaram a fornecer caminhões-pipa, cujos volumes são despejados nos reservatórios da estação de tratamento de água. Uma outra empresa autorizou a Prefeitura a retirar água de uma lagoa particular. Uma família dona de uma chácara também autorizou o governo a captar água de uma represa localizada na propriedade.
Chuva em novembro
A expectativa da Prefeitura de Saltinho é que o volume disponível atualmente atenda às necessidades da cidade até novembro, mês esperado para o início do período de chuvas. Uma das principais lagoas do sistema de abastecimento de Saltinho opera com apenas 10% da capacidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir