Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Réplicas de maior dinossauro do Brasil são expostas
Uberabatitan Riberoi adulto e filhote estão no Bairro Rural Peirópolis. Pesquisador diz que em junho foi descoberto fóssil que traz novas medidas.
Réplicas de maior dinossauro do Brasil são expostas
Foto: g1.globo.com

O Uberabatitan Riberoi, considerado cientificamente o maior dinossauro brasileiro, pode ser contemplado com duas réplicas expostas a partir desta sexta-feira (8), no Bairro Rural Peirópolis, em Uberaba. A réplica adulta mede 18m de comprimento por 7m de altura, já o filhote tem 2,5m de altura por 4m de comprimento. Os fósseis que permitiram a recriação foram descobertos em 2004 e estudados pela equipe da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O trabalho durou seis meses e foi financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


O pesquisador Luiz Carlos Borges Ribeiro afirma que uma descoberta recente de fóssil da mesma espécie comprova que a réplica é menor do que o tamanho real do animal pré-histórico que viveu no final do período cretáceo, entre 70 e 65 milhões de anos atrás. O novo fóssil foi descoberto no sítio paleontológico Serra da Galga, situado no km 153 da BR-050.
"O que dá respaldo da réplica foi o fóssil achado em 12 de junho que estabelece de forma definitiva que o maior organismo que viveu no Brasil foi o Uberabatitan Riberoi, a base sólida para essa comprovação é em função de um fóssil do pescoço. O que construímos é menor do que realmente existia, que tem 22m", afirmou.

Ainda segundo o pesquisador, as novas réplicas integram a exposição Cretáceo Uberaba, já composta pelos crocodilos Suchus Terrificus, Peirossaurus Tormini, Itasuchus Jesuinoi; e do dinossauro Abelissauro. O mais recente trabalho durou seis meses.
"Foi feito pelo paleartista Northon Frederich, demandou seis meses, consumiu R$120 mil. Passamos o layout em cima de bases científicas e ele adotou a metodologia própria. As réplicas são ocas e foram feitas de aço e revestidas por uma massa de cimento", afirmou.
No prazo de seis a oito meses, a exposição ganhará uma réplica do herbívoro Trigonosaurus Pricei, que tem cerca de 12m. A descoberta ocorreu na década de 1950.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir