Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2014

Frente fria forma nuvem gigante e causa ventania em Vitória
Avião precisou arremeter por causa da baixa visibilidade, diz Infraero. Fenômeno climático passou pela região por volta das 8 horas
Frente fria forma nuvem gigante e causa ventania em Vitória
Foto: g1.globo.com

A chegada de uma frente fria acompanhada por ventos fortes na manhã desta terça-feira (5) assustou os moradores da Grande Vitória. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a frente fria terá uma passagem muito breve pelo Espírito Santo, e há previsão de chuva fraca. De acordo com o Incaper, o arco de nuvens é popularmente conhecido como "nuvem rolo" e acompanha normalmente frentes frias ou tempestades. As rajadas de vento chegaram a 84 km/h na capital.
Segundo a assessoria da Infraero, um avião que vinha de Confins, em Belo Horizonte, precisou arremeter por causa da baixa visibilidade. A aeronave já estava no caminho de volta, quando foi informada que a nuvem já havia passado. O avião voltou e fez um pouso seguro. O atraso foi de apenas 20 minutos e não prejudicou o funcionamento do aeroporto.

"A formação dessa nuvem envolve o contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e o forte cisalhamento do vento, ou seja, a brusca mudança de direção e velocidade. Os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato de rolo típico deste tipo de nuvem, disposta na forma de um arco alongado. Essas nuvens se formam normalmente sobre o oceano e bem próximas às regiões litorâneas", falou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.


Prejuízos
O forte vento deixou prejuízos em vários pontos da região. Na Avenida Leitão da Silva, algumas chapas de aço de uma placa acabaram caindo com a ventania. Na Praia do Suá, o telhado de um prédio caiu sobre o teto de uma loja vizinha. O frentista Jackson Guimarães contou que viu o momento em que parte da estrutura despencou. "Foi um barulho muito alto, foi bem estrondoso. Eu só vi as telhas voando, foi tudo muito rápido", disse.
No bairro Bento Ferreira, uma árvore foi arrancada pela raiz e ficou presa apenas pela fiação de postes próximos. Os bombeiros tiveram que cortar a planta durante a tarde. Já em Jardim da Penha, muitos moradores passaram o dia sem energia depois que os fios da rede elétrica se romperam durante o vendaval e atingiram uma árvore, que pegou fogo.
"Três cabos se partiram, mas um deles deles encostou na árvore. Como a energia ainda não tinha sido cortada, começou a pegar fogo. Depois, dois policiais de trânsito fizeram o isolamento do local", disse o morador do bairro, Nuno Canelha. A distribuição de energia já foi retomada no bairro, segundo a EDP Escelsa.

Ainda em Vitória, o tapume da obra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Enseada do Suá, foi derrubado. Além disso, a Infraero informou que um avião vindo de Belo Horizonte teve dificuldades em pousar por conta das rajadas de vento, mas conseguiu descer.
Os moradores de Vila Velha também foram prejudicados pela frente fria que chegou ao estado. O vento fez com que bancos de areia se formassem nas ruas, atrapalhando o trânsito. Somente na manhã desta terça-feira, a prefeitura recolheu dois caminhões de areia que invadiram a orla de Itapoã, mas a situações voltou a ficar complicada durante a tarde. Outra limpeza está prevista para ocorrer ainda nesta terça.

Rajadas fortes de vento
Na capital do Espírito Santo, Vitória, o valor observado na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalada no campus Goiabeiras da Ufes foi de 52 km/h, por volta das 9h. Na ponte que liga a capital ao município de Vila Velha, o equipamento instalado pela concessionária registrou um valor de aproximadamente 84 km/h.

A força dos ventos associada à frente de rajada tem causado alguns transtornos nas localidades em que este sistema meteorológico vem atuando. Informações preliminares apontam que, em Presidente Kennedy, no litoral Sul do estado, por volta das 7h, a estação automática do Inmet registrou rajadas de aproximadamente 59 km/h.
Em Alfredo Chaves, por volta de 8h, a estação pertencente ao Inmet instalada na Fazenda Experimental do Incaper registrou um valor de aproximadamente 44 km/h. Ao longo do dia, a passagem da frente fria pelo estado favorece as condições de ventos moderados pelo litoral, e há previsão de chuva fraca em alguns trechos.
Ainda de acordo com o Incaper, a nuvem passou pelo Rio de Janeiro às 4h da madrugada. A previsão é de que chegue à Bahia até o final da tarde.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir