Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2014

Comissão eleitoral confirma vitória de Erdogan nas eleições presidenciais turcas
A comissão eleitoral turca confirmou a vitória, por maioria absoluta, nas eleições presidenciais realizadas este domingo na Turquia, do actual primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que assim se torna no nono chefe de Estado eleito da história do país.
Comissão eleitoral confirma vitória de Erdogan nas eleições presidenciais turcas
Foto: www.google/news

Com 99% dos votos escrutinados, Erdogan foi eleito à primeira volta, com 51,8%, sucedendo ao presidente cessante Abdulah Gül para um mandato de cinco anos.

Em segundo lugar ficou o académico Ekmeleddin Ihsanoglu, que obteve 38,5%, enquanto o activista curdo Selahattin Demirtas, foi terceiro com 9,8%, reportou o diário Hürriyet.

"Estão escrutinados 99% dos votos. Os que faltam contar não vão alterar o resultado", destacou em comunicado o presidente da comissão eleitoral, Sadi Güven, agendando para esta segunda-feira de manhã a divulgação dos resultados da eleição.

"Erdogan obteve a maioria absoluta dos votos válidos. Não há necessidade de se realizar a segunda volta", acrescenta-se na nota.

Cerca de 53 milhões de eleitores estavam inscritos para o escrutínio e a participação foi de 74%, abaixo dos 89% registados nas eleições locais de Março passado.


Fonte: google/news
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir