Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2014

Médicos especialistas não cumprem plantão presencial no HUT
Pacientes esperam horas pelo atendimento dos médicos especialistas. Médicos ficam apenas de sobreaviso a espera do chamado das enfermeiras.
Médicos especialistas não cumprem plantão presencial no HUT
Foto: g1.globo.com

Os médicos especialistas que trabalham no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) não cumprem plantão presencial na unidade. Isso porque eles ficam de sobreaviso nas suas residências a espera do chamado, por meio de ligações telefônicas, através das enfermeiras que estão no hospital. A denúncia foi enviada por uma das produtoras do PI TV 1ªEdição, que passou horas esperando pelo atendimento de um urologista (vídeo ao lado).

Para o Conselho Regional de Medicina do Piauí, a situação é considerada normal porque a demanda de atendimento desses especialistas é pequena; se por um lado o sobreaviso é aceitável, o atraso é inadmissível. O conselheiro do CRM Luís Edson Costa comentou que os atrasos devem ser levados ao conhecimento da direção do hospital. "A administração tem que tomar as providências porque isso é um ato administrativo e, se a instituição achar que foi ilícito, ela tem a obrigação de prestar denúncia", disse Luís.

Já a presidente da comissão de direito da saúde da Ordem dos Advogados do Piauí, Rubenita Lessa, declarou que o órgão está analisado esta situação. Ela relatou que durante uma apuração chegou a conhecer um caso em que o paciente chegou às 3h e ficou até às 21h esperando pelo parecer de um médico especialista, que estava de sobreaviso.
"Essa prática, embora ela exista, não tem parecer legal, pois não tem respaldo nem em uma legislação federal, nem em uma municipal. Pelo contrário, no Estado do Piauí tem uma lei complementar que proíbe a prática do plantão de sobreaviso desde 2007", afirmou Rubenita. A lei estadual existe em dois tipos de regime: ambulatorial e o plantão presencial. Logo, proíbe o plantão não presencial.

O presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade, disse que o plantão de sobreaviso deverá ser extinto ou existir apenas para as especialistas de baixa demanda. "A tendência agora é que a questão do sobreaviso seja extinta ou diminuída ao máximo nas especialidades em que exista um baixíssimo número de pacientes, onde o risco é pequeno". Além disso, ele declarou que os médicos, após o chamado do HUT, que não cumprirem o atendimento no menor tempo possível terão os nomes enviados ao Conselho Regional de Medicina.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir