Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2014

Ministro da Saúde diz que fiscalização do ebola nos portos
Arthur Chioro diz que atenção será maior também nos aeroportos do país. Técnicos da Anvisa vão conversar com trabalhadores sobre a doença
Ministro da Saúde diz que fiscalização do ebola nos portos
Foto: g1.globo.com

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve neste domingo (10) em Santos, no litoral de São Paulo e afirmou que a fiscalização foi reforçada nos aeroportos e portos do país por causa do vírus ebola, que já matou quase mil pessoas na África. O ministro estava na cidade para assistir o jogo entre Santos Futebol Clube e Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Segundo o ministro, a fiscalização foi reforçada visando evitar um surto da doença no país. "Primeiro, vale destacar que não há casos em nenhuma cidade, inclusive portuária, da África. Os casos estão localizados nas províncias rurais da África. Todos os navios que vierem da África Ocidental vão ter uma intensificação do trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária. Há um regulamento internacional da Vigilância Sanitária que determina que ninguém entra e sai de um navio, antes que a tripulação seja observada pelos fiscais sanitários e haja uma liberação. O comandante é obrigado a manter comunicação oficial se surgir algo. De qualquer maneira, o Ministério da Saúde reforçou a fiscalização em todos os portos e aeroportos do país", afirma Chioro.

O ministro reforça que todas as medidas serão tomadas para evitar que se, porventura, existam casos isolados, eles não se alastrem pelo Brasil. "No caso do ebola, não vem uma situação de difícil diagnóstico. Qualquer caso suspeito será identificado e isolado, tratado em um hospital de referência. Os exames serão colhidos e enviados ao laboratório de saúde pública Evandro Chagas, o único que tem autorização da Organização Mundial da Saúde para fazer testes dessa enfermidade em segurança. No entanto, quero afirmar categoricamente que não há risco de transmissão, por enquanto, em território nacional", explica.

O ministro informou também que nesta semana um representante do Ministério da Saúde virá a Santos com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conversar com os trabalhadores do porto sobre o ebola. A intenção é orientar e tranquilizar os portuários.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir