Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2014

Unicamp aplicará vestibular 2015 em mais 4 cidades e exclui
Guarulhos, Mogi das Cruzes, P. Prudente e S. J. da Boa Vista entram na lista. Justificativa da Comvest sobre capital mineira é o baixo número de inscrições.
Unicamp aplicará vestibular 2015 em mais 4 cidades e exclui
Foto: g1.globo.com

As provas do vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) serão aplicadas em mais quatro cidades: Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Presidente Prudente (SP) e São João da Boa Vista (SP). Por outro lado, Belo Horizonte (MG) deixa de receber o exame, anunciou nesta segunda-feira (11) a comissão organizadora. As inscrições para o processo seletivo foram abertas às 9h e seguem até 11 de setembro.
Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as cidades de SP concentram o maior número de inscrições e por isso a universidade decidiu expandir a prova para outros municípios paulistas. Em relação à exclusão de Belo Horizonte, a justifica é o baixo número de interessados. Com essa mudança, além de São Paulo, Brasília passa a ser a única capital a receber o exame.

No vestibular 2014, a Unicamp já havia retirado outras duas capitais da lista de provas, Salvador e Fortaleza. À época, a justificativa também foi o baixo número de matrículados fora de SP, e também foi citada a segurança do processo seletivo. Segundo a Comvest, o risco de aplicação do exame em outros estados é alto, por causa do transporte aéreo das provas.

A bonificação aos estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras permanece em 60 pontos a mais na nota final do vestibular 2015. Já os candidatos que fizerem a autodeclaração étnico racial como preto, indígena ou pardo ganham, além dos 60 pontos, mais 20 pontos.
Inscrições
A Unicamp abriu as inscrições para o vestibular 2015 às 9h desta segunda-feira (11). Os candidatos terão até as 20h do dia 11 de setembro para fazê-la, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 140 e são 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos, segundo a comissão responsável pela organização. Uma das novidades é que a redação agora será realizada na segunda fase. Confira outros detalhes aqui.

O kit do vestibulando é gratuito e está disponível no site oficial da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). A partir deste ano, a Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto) não participa mais do processo de seleção.

De acordo com comissão, 4.566 candidatos terão a isenção do pagamento da taxa. A Comvest alerta que os beneficiados não são automaticamente inscritos no vestibular e precisam fazer a inscrição no mesmo período dos demais vestibulandos, utilizando o código que garante a gratuidade - que pode ser consultado aqui. Os pedidos foram encerrados em maio.

Mudanças
Segundo a Comvest, a mudança da redação para a segunda fase tem a intenção garantir a qualidade da correção, porque no vestibular 2014 a instituição teve 74 mil inscritos, o maior número já registrado, e total de 140 mil redações, pois cada candidato realiza dois textos. A Unicamp também mudou o número de questões da primeira fase, que antes eram 48 questões múltipla escolha e agora

A primeira fase será realizada dia 23 de novembro e a segunda nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. Antes da primeira fase, haverá provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música (no período de 25 a 29 de setembro). Para os demais cursos (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança), as provas de habilidades específicas ocorrerão no período de 19 a 22 de janeiro de 2015.
A prova da 1ª fase da Unicamp será composta por questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, física, química, biologia, inglês e perguntas interdisciplinares. A segunda fase terá no primeiro dia de teste a redação, junto com a prova de língua portuguesa e literatura portuguesa. No segundo dia serão aplicados os testes de matemática, história e geografia; e no último, física, química e biologia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir