Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2014

Foguete cai no sul de Israel duas horas antes do final
Hamas nega disparo de foguete contra Israel. Outro foguete cai na Faixa de Gaza e mata uma crian�a.
Foguete cai no sul de Israel duas horas antes do final
Foto: g1.globo.com

Sirenes que alertam para a chegada de foguetes foram disparadas nesta quarta-feira (13) no sul de Israel, e a pol�cia local confirmou que um foguete, supostamente disparado de Gaza, atingiu o sul do territ�rio, segundo informa a Reuters. O porta-voz do Hamas, que governa Gaza, negou que o grupo tenha disparado foguetes contra Israel.

Pouco depois, a Reuters divulgou que uma crian�a morreu e outras duas ficaram feridas em outro ataque de foguete que atingiu a cidade eg�pcia de el-Mattallah, ao sul de Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza, segundo fontes m�dicas e de seguran�a. A autoria deste ataque ainda n�o foi reportada.

Sara Salama, de 13 anos, morreu enquanto seu irm�o Khaled, de 8 anos, e sua irm� Rahaf, de 2 anos, t�m ferimentos graves e foram levados ao hospital, segundo a Reuters.

O porta-voz da pol�cia de Israel, Micky Rosenfeld, afirmou que o foguete que caiu no pa�s n�o causou danos nem deixou v�timas e que este foi o primeiro desde que entrou em vigor uma tr�gua de 72 horas, acordada no Cairo pelos dois lados e que acabaria �s 18h desta quarta, pelo hor�rio de Bras�lia.
"Um foguete caiu em uma zona despovoada em Shaar HaNegev, sem causar v�timas nem danos", disse � ag�ncia France Presse o porta-voz policial Luba Samri.

Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas, disse que o grupo "nega que houve qualquer foguete disparado do territ�rio ocupado nesta quarta-feira".

Nos �ltimos tr�s dias, delega��es de israelenses e de palestinos negociavam, em separado e mediadas por eg�pcios, uma solu��o duradoura para as cinco semanas de conflito na Faixa de Gaza, que custaram a vida de 1.940 palestinos -a maioria civis- e de 64 militares e tr�s civis em Israel.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", a delega��o israelense que estava no Cairo est� voltando para Israel.

A ag�ncia France Presse tamb�m divulga que Israel chegou a aceitar prolongar a tr�gua na Faixa de Gaza por mais 72 horas, segundo uma fonte israelense sob condi��o de anonimato. No entanto, nenhuma das partes fez uma declara��o oficial.
"Israel aceitou a proposta do Egito de prolongar a tr�gua por mais 72 horas", disse a fonte, pouco depois do retorno dos negociadores israelenses do Cairo.

A tr�gua que estava em vigor come�ou nesta segunda-feira, �s 00h01 local (18h01 de domingo no hor�rio de Bras�lia) e deveria durar at� as 18h desta quarta-feira (13).

Explos�o acidental
Mais cedo nesta quarta, seis pessoas, incluindo um jornalista estrangeiro, morreram no norte da Faixa de Gaza no momento em que especialistas palestinos tentavam desativar um m�ssil israelense. V�rias pessoas ficaram feridas.

Segundo o governo da It�lia, o jornalista � o rep�rter italiano Simone Camilli. Segundo a imprensa italiana, Simone Camilli, de 35 anos, filmou h� tr�s anos um document�rio sobre a Faixa de Gaza e trabalhava para v�rios meios de comunica��o internacionais, incluindo a ag�ncia de not�cias americana Associated Press.

O Papa Francisco observou um minuto de sil�ncio e de ora��o junto com cerca de 70 jornalistas que o acompanhavam a bordo do avi�o pela morte de Simone Camilli.
"Quero propor a voc�s um minuto de sil�ncio e ora��o por Simone Camilli, que morreu em Gaza cumprindo seu dever", afirmou o pont�fice, depois de condenar de novo a guerra e suas consequ�ncias durante a viagem que o leva para uma visita � Coreia do Sul.


A explos�o ocorreu em Beit Lahiya, cidade ao norte da Faixa de Gaza que foi cen�rio de intensos confrontos entre for�as israelenses e militantes palestinos. Tr�s t�cnicos em explosivos que trabalhavam no m�ssil morreram.

De acordo com um correspondente da AFP, outro rep�rter local ficou gravemente ferido.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir