Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2014

Médicos postam na web fotos de pacientes durante cirurgias
Hospital das Forças Armadas diz repudiar ato e tenta identificar profissionais. Professora diz haver exacerbação da autoexposição nas redes sociais.
Médicos postam na web fotos de pacientes durante cirurgias
Foto: g1.globo.com

Imagens postadas em redes sociais mostram profissionais do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, tirando autorretratos (conhecidos como "selfies") enquanto estão uniformizados e também fotografando pacientes durante procedimentos cirúrgicos. A direção da unidade informou que vai tentar identificar os médicos ou residentes que aparecem nos registros e que eles poderão ser advertidos pela prática.

O G1 teve acesso a quatro fotos. A primeira delas mostra os olhos ainda inchados de um paciente que passou por uma blefaroplastia – cirurgia para correção de deformidades nas pálpebras. A publicação ocorreu no dia 5 de abril de 2013 e foi feita por uma oftalmologista. Na legenda, a mulher dá a entender que foi a primeira vez que realizou o procedimento sozinha. Outras postagens no perfil da profissional no Instagram também trazem fotos no ambiente de trabalho.

A segunda imagem mostra uma médica durante uma exérese de pterígio – procedimento para retirar uma membrana de cor rosada que cresce invadindo a córnea. A postagem aparenta ter sido feita por uma então residente que assistia à cirurgia, no dia 14 de maio deste ano. Não é possível ver o rosto do paciente, mas a foto mostra as ferramentas usadas pelo oftalmologista no olho da pessoa. A jovem também tem outras imagens do ambiente hospitalar no perfil.
O terceiro e o quarto registro são de selfies. Um deles mostra dois rapazes e uma moça, com a legenda "Carnaval no hospital fica até melhor com boa companhia". O outro tem a hashtag #cirurgia e traz um rapaz de touca, máscara e uniforme aparentemente cirúrgico. "Bom dia. Vamos trabalhar e agradecer a Deus", escreveu o rapaz, no dia 6 de junho de 2013. Esta não foi a única publicação na web em que ele aparecia com as mesmas vestimentas.
A direção do hospital disse reprovar a exposição de pacientes ou procedimentos médicos em mídias sociais. Atualmente, a instituição tem 353 médicos e 91 residentes. Desses, dez são oftalmologistas e seis se especializam na área. A entidade afirmou que vai divulgar, por meio de um memorando interno, que eles evitem situações do tipo.
Professora de administração da Universidade de Brasília, a especialista em mercado de trabalho Débora Barem disse que é necessário que as pessoas tenham bom senso para evitar exposições e futuras dores de cabeças desnecessárias. O cuidado deve ser adotado por todos os profissionais, independentemente da área de atuação.
"Não sou contrária ao "selfie", mas, em ambientes de trabalho, temos que pensar nas consequências daquilo que a gente faz. Usar o celular para uma foto, seja para o que for, mesmo que rapidinho, coloca a nossa ou a segurança dos outros em risco?", questiona. "No caso da medicina, você está lidando com gente. Tirar fotos sem autorização da pessoa é algo que pode até não ser caracterizado como ilegal, mas é imoral. Isso tem que ficar claro na cabeça das pessoas."
Para a professora, há uma exacerbação da autoexposição a partir da popularização das redes sociais. Ela diz considerar o uso das ferramentas como saudável e inerente à sociedade atual, mas acredita que as pessoas estejam encontrando dificuldades para separar o que pertence à esfera pessoal e à profissional.

"Recentemente a gente teve aquela moça das fotos nuas no Parlamento [suíço], por exemplo. Como é uma coisa nova, as pessoas ainda não têm muita noção de como se colocar. O que é errado? O que pode? A gente precisa fazer essa análise, porque ninguém perde se adota cautela. Não se pode expor dados da empresa ou expor a empresa, de forma geral, afinal você está lá exercendo um trabalho", ponderou a especialista.
"Hoje em dia, o médico não é mais obrigado a pôr o CID [classificação internacional de doenças] no atestado porque o paciente tem direito a não se expor. Agora, imagina você que não quer se expor descobrindo no Facebook um "selfie" seu com o médico. Isso dá problema. Se fosse comigo, se eu me sentisse lesada, eu com certeza iria atrás [e entraria na Justiça]", completou Débora. "Vamos continuar com a liberdade, mas com uma liberdade responsável."
O G1 procurou os conselhos Regional e Federal de Medicina por meio da assessoria de imprensa para comentar o caso, mas não obteve retorno até esta publicação. A reportagem também ligou para o celular da presidente da entidade, Martha Helena Zappalá, que não atendeu a ligação.
Polêmica
A prática entrou em discussão depois de a Secretaria de Saúde do Distrito Federal abrir sindicância para apurar a denúncia contra um médico do Hospital Regional de Planaltina que foi flagrado tirando "selfies" (autorretratos) durante o plantão. Pacientes do pronto-socorro que esperava pelo profissional relataram que o ambiente estava lotado e que não foram bem atendidos.

O flagrante foi feito por uma jovem que não quis se identificar e que acompanhava a mãe. Ela afirmou ao G1 que procurou a chefia do hospital, que teria dito que não tinha autoridade para obrigar o médico a atender. Indignada com a situação, ela subiu em um banco e fotografou o profissional fazendo as imagens.
"Foi horrível porque ele não estava dando nenhuma atenção para nenhum dos pacientes. Tinha muitos pacientes esperando ele. Chegou uma senhora passando mal e um um senhor foi lá pedir para ele atender", disse a garota. "Ele negou e falou que ela tinha que passar pela triagem e que daqui a pouco o médico ia atender ela. Em nenhum momento falou que ele era o médico. Nem de jaleco ele estava."
A reportagem enviou mensagem para o profissional por meio de uma rede social. Ele chegou a visualizar o texto, mas não respondeu. O homem trabalha em outras unidades da rede pública. A secretaria não informou prazo para conclusão da apuração.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir