Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2014

Em MT, pescador fisga peixe com mais de 38 kg no Rio Teles
Morador de Alta Floresta conta que pegou o peixe com carretilha. Peixe fisgado normalmente tem de 8 a 10 kg, diz bi�logo.
Em MT, pescador fisga peixe com mais de 38 kg no Rio Teles
Foto: g1.globo.com

Pode at� parecer hist�ria de pescador, mas James Ant�nio de Souza, morador de Alta Floresta, a 800 km de Cuiab�, pescou um tambaqui de 38,4 quilos no Rio Teles Pires, no �ltimo fim de semana. "Eu sei que pescador � danado, gosta de exagerar, mas eu fiz quest�o de tirar foto para provar que eu consegui pegar um peix�o", comemora o paranaense de 45 anos. O peixe foi doado nesta ter�a-feira (12) para a Associa��o de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) do munic�pio.
James contou, em entrevista ao G1, que pesca por lazer desde crian�a e que o esporte � uma tradi��o na fam�lia. "Aprendi a pescar com meu pai. � uma coisa que eu amo fazer. H� mais ou menos uns sete anos eu resolvi que queria pescar um peixe grande, e desde l� eu venho tentando. Em 2012 consegui pegar um de 32 kg e no ano passado foi um de 34 kg. Mas quando eu vi esse, realmente me surpreendi, ainda mais por ser um peixe de escama", lembrou o pescador.

Segundo ele, o peixe foi capturado na madrugada de domingo (10) em uma regi�o do Rio Teles Pires, distante aproximadamente 64 km de Alta Floresta. Na ocasi�o, a esposa, o filho de 21 anos e a nora estavam com ele e o ajudaram a retirar o peixe da �gua. "A gente estava no flutuante [esp�cie de plataforma para pesca], mas quando o pegamos com a carretilha, subimos no barco e fomos seguindo o peixe. Isto porque peixes grandes assim s�o fortes, e a� tem que deix�-los cansados para conseguir pegar", explicou James. O pescador relatou que foram precisos mais de 35 minutos para "acalmar o gigante".

O pescador conta que o segredo foi utilizar p�o de queijo como isca. "Esse tipo de peixe gosta de massa, ent�o eu trago sempre mandioca, p�o ou p�o de queijo. Eles s�o bem enjoados", brincou James. O morador de Alta Floresta disse que costuma pescar todos os finais de semana com a fam�lia e com amigos. "Mesmo que tivessem me oferecido, eu n�o teria vendido o peixe. Eu pesco por lazer mesmo. Pra mim foi muito mais gratificante do�-lo para a Apae", destacou. De acordo com ele, o quilo de tambaqui no munic�pio � vendido a cerca de R$ 12. "Eu vou continuar tentando encontrar peixes grandes. Quem sabe n�o consigo superar esse meu recorde".
Em entrevista ao G1, o bi�logo Francisco Marques disse que realmente � raro encontrar um peixe desse porte. "Normalmente, os pescadores pegam tambaquis de 8 a 10 quilos. Acima disso j� � considerado fora do padr�o. Mas esse n�o � o maior peixe da esp�cie j� encontrado. No Instituto Chico Mendes tem um em exposi��o que pesa 45 kg", informou o bi�logo, que afirmou que o peixe pescado por James certamente tinha mais de cinco anos de idade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir