Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2014

Líderes do PSB começam a preparar substituição de Campos
Dirigentes do partido marcaram reunião para a noite desta sexta em SP. Reunião vai preparar encontro de quarta-feira, que definirá nova chapa.
Líderes do PSB começam a preparar substituição de Campos
Foto: g1.globo.com

Dirigentes do PSB se reunirão na noite desta sexta-feira (15), em São Paulo, para começar a discutir a chapa que disputará a eleição presidencial após a morte de Eduardo Campos, informaram ao G1 o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) e outro integrante do diretório nacional do partido que preferiu não se identificar.
O encontro será preparatório da reunião marcada para a próxima quarta-feira (20), em Brasília, quando o partido deve definir os nomes do substituto de Campos e do vice – na hipótese, mais provável, de a vice Marina Silva se tornar a candidata a presidente.

Delgado disse que o objetivo da reunião informal desta sexta é afinar o discurso para o encontro da próxima semana. "Essa reunião de hoje [sexta] é uma prévia da reunião da próxima quarta. É uma conversa informal, ela não tem nenhum caráter deliberativo, é uma discussão prévia. Vamos tratar de questões administrativas e políticas sobre a reunião da semana que vem", afirmou o deputado.
De acordo com o deputado, a reunião também servirá para determinar como o PSB vai ajudar a família a organizar o velório e o enterro de Campos. O partido confeccionou adesivos que serão distribuídos em Recife, durante os funerais, para homenagear o ex-governador de Pernambuco (veja imagem acima).
Segundo o G1 apurou, os principais dirigentes do PSB já estão convencidos de que não há espaço para outra candidatura a presidente que não seja a da ex-senadora Marina Silva, vice da chapa de Eduardo Campos.
A principal discussão deverá ser a de quem será o vice na eventual chapa de Marina. O partido não abre mão de indicar um nome que tenha fortes ligações com Campos e que desfrute da extrema confiança da cúpula. Segundo um integrante do diretório nacional que não quis se identificar, esses dois critérios deixam poucas opções para a vaga.
Mesmo decidida a apoiar a candidatura de Marina, a cúpula do PSB pretende, antes de chancelá-la como substituta do ex-governador de Pernambuco, obter dela o compromissso de adiar, ao menos temporariamente, o projeto de criar o partido Rede Sustentabilidade.
Os dirigentes do PSB avaliam que a sigla se tornaria coadjuvante na sua própria candidatura se a ex-senadora mantiver, em meio ao processo eleitoral, o discurso de que criará sua própria legenda

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir