Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2014

Puma resgatado ferido acorda após cirurgia e é alimentado
Animal recebe cuidados no Gramadozoo, na Serra do Rio Grande do Sul. Suspeita dos veterinários é que ele tenha sido atropelado em rodovia.
Puma resgatado ferido acorda após cirurgia e é alimentado
Foto: g1.globo.com

Após passar por cirurgia, o puma encontrado ferido na ERS-020, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, despertou do efeito da anestesia na manhã desta sexta-feira (15). Segundo o Gramadozoo, em Gramado, onde ele recebe tratamento, o estado de saúde do animal ainda inspira cuidados. A suspeita dos veterinários é que ele tenha sido atropelado há cerca de 20 dias na rodovia.

Ao acordar, ele recebeu soro e foi alimentado por via oral. O animal foi submetido a uma cirurgia para implante de pinos na pata traseira, que tinha fratura exposta, e passou por ultrassonografia. Segundo a polícia, o puma foi encontrado por volta das 19h de quarta-feira (13) pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) Anivaldo Chaves, que acionou a Brigada Militar. Uma equipe foi montada às pressas para salvar a vida do felino.
O veterinário Renan Stadler, um dos responsáveis pelos cuidados, aponta que o quadro de saúde do animal preocupa, já que ele ficou um longo período sem comer.

"Após o incidente, ele não conseguiu mais caçar, foi ficando fraco e perdendo peso. Os exames mostraram, entre outras coisas, que o animal está com o estômago vazio", relatou.
Com 38,7 quilos, o puma é considerado jovem. Segundo estimativa da equipe do Gramadozoo, o animal deve ter entre três e quatro anos. "Ele resistiu bastante, mas continua correndo risco. Vamos continuar monitorando o quadro e torcer pela recuperação", afirma o veterinário do zoo.
A intenção dos especialistas é que, após o período de tratamento, ele seja reintroduzido na natureza.

O resgate
Segundo a polícia, o animal foi encontrado pelo analista ambiental em um horário em que a temperatura na região variava entre 3°C e 5°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma policial de plantão telefonou para um soldado do 2° Pelotão de Policia Ambiental de Canela (Patram), que, mesmo de folga, foi até o local.
Na impossibilidade de contar com o restante do Patram, que realizava outra atividade, outro soldado da Brigada Militar, o técnico do ICMBio Lucio Santos e o veterinário do instituto Magnus Severo capturaram o puma usando um sedativo, após um dos policiais o imobilizar. Por volta de 22h30, o animal foi levado ao GramadoZoo, na cidade da Serra gaúcha, para tratamento.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir