Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2014

Dinheiro antigo achado em mala de SC pode comprar 114 quilos
Cruzados, cruzeiros e cruzeiros novos estavam em casa de S�o Bonif�cio. Avalia��o foi feita por economista catarinense, com base no valor da �poca.
Dinheiro antigo achado em mala de SC pode comprar 114 quilos
Foto: g1.globo.com

Depois de ter pensado que o av� teria escondido uma fortuna em uma mala encontrada dentro de um guarda-roupa, uma catarinense de S�o Bonif�cio, Grande Florian�polis, descobriu que o montante n�o valia tanto quanto esperava. Em 2014, durante uma faxina na casa da m�e, Mirta da Silva encontrou milhares de notas de cruzeiros, cruzados e cruzados novos dentro do recipiente de couro que estava em um guarda-roupa.
Ao todo, na mala, estavam 1.390.105 cruzeiros, 35.650 cruzados e 100 cruzados novos. Nesta sexta-feira (15), a neta descobriu que a fam�lia nunca ficaria rica com as economias do av� - o valor monet�rio dos cruzados compraria apenas 114 quilos de feij�o na �poca e, com os cruzeiros, n�o seria poss�vel adquirir nem um carro.

Mirta diz ter ficado "indignada" ao ver que o dinheiro havia sido acumulado por tanto tempo pelo av�, Nicolau, que era comerciante. "A gente dizia [para ele]: "d� um dinheirinho pra mim?". "Nada, nada, nada disso ele dizia". "Vov� n�o tem dinheiro. Falta, n�o tem", ele dizia", recorda a neta.
Poder de compra
Procurada pelo G1 nesta sexta, a neta soube pela primeira vez do que o dinheiro poderia comprar na �poca. Com os cruzados, por exemplo, segundo a economista Janypher Marcela In�cio, compraria, no m�ximo, 114 quilos de feij�o em 1988. "J� daria pra tirar um pouco o "p� do lodo". J� me ajudaria muito ou, pelo menos, iria comer bem", brincou Mirta.
A compra de feij�o em um mercado foi a avalia��o mais precisa feita pela economista. Em 1988, o pre�o tabelado m�dio do quilo da leguminosa era de 312 cruzados. Com a quantidade de dinheiro que havia na mala, seria poss�vel comprar aproximadamente 114 quilos do alimento. Pensando o pre�o m�dio do feij�o preto em 2014 como R$ 5, o poder de compra do montante guardado em cruzados equivaleria hoje cerca de R$ 570.

"O c�lculo � dificil por causa da hiperinfla��o do per�odo e da troca de moedas muito r�pido. Al�m do mais, n�o temos a �poca exata que ele foi guardado. O cruzeiro, por exemplo, foi utilizado em tr�s per�odos diferentes (1970 a 1984, 1984 a 1989 e 1990 a 1993), com valor de compra diferente em cada", afirma a economista. Por isso, valorar exatamente o poder de compra na �poca fica dif�cil, segundo a Janypher.
Com a quantidade de cruzeiros que possu�a, considerando a �ltima fase de circula��o da moeda, na d�cada de 1990, o av� n�o conseguiria sequer comprar um carro. A economista cita como exemplo um Gol GTI - modelo de carro esportivo -, que valia 307,3 milh�es de cruzeiros na �poca. Considerando o valor que havia na mala, 1.390.105 cruzeiros, a fam�lia precisaria pagar 222 parcelas deste valor para adquirir o autom�vel, ou seja, seriam 18 anos de economia.
Mesmo assim, a herdeira n�o se conforma com o dinheiro guardado por tanto tempo. "Se hoje meu av� tivesse vivo, eu tiraria satisfa��es com ele", ri a neta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir