Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2014

Envolver as crianças na escolha da comida
Atividades lúdicas ajudam a fazê-las experimentar novos alimentos. Máquina Bem Estar propôs trocas nutritivas.
Envolver as crianças na escolha da comida
Foto: g1.globo.com

Imagine uma máquina que seja capaz de transformar alimentos de baixo valor nutricional nas comidas saudáveis que todos os pais querem que os filhos comam. O Bem Estar topou o desafio e montou essa máquina para o programa especial deste sábado (16), dia do Criança Esperança.
Com o aparelho -- obviamente uma alegoria, pois não há máquina capaz de fazer o que foi proposto --, o programa propôs maneiras de incrementar o cardápio das crianças com pequenas trocas. O arroz de todo dia ganhou legumes e as fibras do arroz integral. Da mesma forma, o macarrão ficou mais nutritivo quando foi usada uma massa feita com legumes e um molho que leva beterraba. E para garantir as proteínas, o prato escolhido foi um hambúrguer feito com carne magra e aveia.
Uma dica importante é nunca forçar a criança a comer o que ela não quer. O ideal é tratar a alimentação com naturalidade; na hora de sentar à mesa, o assunto não deve ser a comida em si. É preciso ter em mente que crianças comem menos que os adultos mesmo; por isso, não imagine que seus filhos vão comer a mesma quantidade que você.
Quando o assunto é fazer as crianças experimentarem coisas novas, uma boa ideia é colocá-las para ajudar na cozinha de uma forma lúdica.
Nessa brincadeira, as crianças consumiram alimentos bem mais saudáveis. Confira abaixo os principais nutrientes presentes nos ingredientes usados:
Cenoura: vitamina A e potássio
Tomate: vitamina C e flavonoides
Brócolis: ferro e cálcio
Ervilha: ferro e vitamina C
Beterraba: vitamina A e fósforo
Espinafre: ferro e selênio
Aveia: fibras e proteínas

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir