Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2014

EUA fizeram 15 ataques contra jihadistas no Iraque
Ofensiva a�rea destruiu nove posi��es dos rebeldes e posto de controle. Objetivo � impedir avan�o nos arredores da represa de Mossul.
EUA fizeram 15 ataques contra jihadistas no Iraque
Foto: g1.globo.com

As For�as Armadas americanas lan�aram nesta segunda-feira (18) um total de 15 ataques a�reos contra posi��es do Estado Isl�mico (EI) nos arredores da estrat�gica represa de Mossul, a segunda cidade do Iraque, anunciaram os militares.
Os ataques destru�ram nove posi��es dos rebeldes, um posto de controle seis ve�culos blindados e blindado leve, segundo o comando regional encarregado da regi�o (Centcom) em um comunicado.
Os militares americanos realizam desde a semana passada incurs�es a�reas no norte do Iraque com o objetivo de proteger um grupo de refugiados da minoria yazidi e deter o avan�o do EI contra a cidade de Erbil.
For�as curdas apoiadas por avi�es militares americanos mantinham nesta segunda sua ofensiva contra os jihadistas depois de terem tomado o controle da represa mais importante do Iraque, em um contexto de crescente envolvimento militar de Washington e Londres.
saiba mais
Combatentes curdos avan�am contra jihadistas no Iraque
Curdos v�o participar de negocia��es para novo governo do Iraque
Curdos recuperam controle da maior represa iraquiana com apoio dos EUA
A retomada da represa de Mossul foi o maior rev�s infligido aos jihadistas do EI desde que lan�aram sua grande ofensiva no norte do Iraque em junho, levando as for�as de seguran�a iraquianas a fugir.
Um porta-voz da Seguran�a iraquiana, o tenente-general Qasem Atta, confirmou nesta segunda-feira que a represa de Mossul havia sido completamente liberada gra�as a uma opera��o conjunta de "for�as antiterroristas (iraquianas) e for�as peshmergas (curdas) com apoio a�reo".
No entanto, os combates prosseguiam nesta segunda-feira ao sul da represa, enquanto essa estrutura era percorrida por especialistas em busca de artefatos explosivos que pudessem ter sido deixados pelos jihadistas, afirmou Kawa Khatari, um representante do principal partido curdo.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir