Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2014

Movimento em lavanderias aumenta até 70% durante o frio
Cobertores, edredons e agasalhos precisam ser higienizados antes do uso. Médicos alertam que cuidados ajudam a prevenir problemas respiratórios.
Movimento em lavanderias aumenta até 70% durante o frio
Foto: g1.globo.com

Durante o inverno, a procura por serviços de lavanderia aumenta, principalmente para a higienização de peças como cobertores e edredons. Em Itapetininga (SP), o volume de trabalho chega a aumentar até 70%. A dona de uma empresa especializada em Itapetininga, Poliana Maria Aparecida, afirma que é nesta época que muitas pessoas aproveitam para retirar dos armários as roupas de frio que estavam guardadas.
Devido ao tempo sem uso, acabam ficando com mofo. "A gente lava e higieniza para evitar a permanência de qualquer resíduo que posso incomodar. Para as peças como jaquetas de couro ainda é feito o procedimento de impermeabilização", explica Poliana

Na casa da aposentada Maria Aparecida Mastromauro Jara, a rotina durante o inverno é deixar as portas e janelas abertas durante o dia. Além isso, os cobertores são retirados do armário. O motivo é um só: evitar que o mofo apareça com as baixas temperaturas. "Quando você retira uma peça da gaveta ela está sempre com um pouco de cheiro de mofo. Eu coloco no sol para arejar, além de deixar tudo limpinho e evitar o mofo", ressalta.
De acordo com a alergologista Camila Nunes Cardoso, os cuidados para evitar problemas de saúde, principalmente os respiratórios, devem ser intensificados durante o inverno. Ácaros e fungos se desenvolvem em locais fechados, úmidos e quentes.
A especialista destaca que 90% dos atendimentos feitos no consultório são referentes aos problemas respiratórios causados pelos ácaros, um tipo de micro carrapatos que se alimentam, por exemplo, de restos de pele por exemplo. Já os fungos se alimentam também dos ácaros. "Tanto o fungo quanto o ácaro - que são bichinhos que a gente não vê, mas que estão ali- proliferam-se bastante em locais quentes e úmidos como roupas, cobertores, mantas e travesseiros. Então, a recomendação é lavar os lençóis pelo menos uma vez por semana. Antes de vestir uma roupa de lã é importante lavá-la. Já quando acabar o período de frio, procure lavá-la novamente e guardá-la em saco plástico", recomenda.
Ainda de acordo com a médica, a recomendação para evitar que as pessoas tenham alergia, renite, sinusite, asma ou outros problemas respiratórios e manter a casa sempre limpa.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir