Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Papa Francisco fala que viverá por mais "dois ou três anos"
O líder da igreja católica disse ter um "problema de nervos" que requer tratamento
Papa Francisco fala que viverá por mais
Foto: g1.globo.com

Durante o voo de volta da Coreia do Sul, onde esteve por cinco dias, o papa Francisco falou pela primeira vez de sua morte. Acompanhado por jornalistas, o líder da igreja católica disse que acreditava ter mais "dois ou três" anos de vida e que não descartava se aposentar antes disso.

A declaração surgiu ao ser questionado pelos repórteres sobre sua popularidade global, que ficou evidente na viagem à Coreia do Sul.

— Vejo isso como uma generosidade do povo de Deus. Tento pensar nos meus pecados, nos meus erros e não ficar orgulhoso. Porque eu sei que durará pouco tempo. Dois ou três anos e irei para a casa do Pai.

Segundo o papa, há 60 anos a aposentaria era algo praticamente inédito para os altos cargos da igreja católica, mas, hoje em dia, pode ser considerado algo comum. "Bento 16 abriu a porta", acrescentou.

O papa declarou ter "um problema de nervos", que precisa de acompanhamento constante. Para ele, a aposentaria seria uma possibilidade, "mesmo não agradando alguns teólogos". Seu antecessor, Bento XVI, renunciou ao papado em 2013 ao sentir que não poderia mais desempenhar bem suas funções.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir