Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Simulado do Enem ajuda ex-aluna da Gama Filho
Plataforma Geekie Games oferece simulado e plano de estudo ao aluno. Jaqueline Suarez conseguiu vaga em jornalismo na UFRRJ pelo Enem.
Simulado do Enem ajuda ex-aluna da Gama Filho
Foto: g1.globo.com

Assim que a crise financeira enfrentada pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, come�ou a se agravar no ano passado, Jaqueline Suarez Bastos, de 20 anos, que cursava o segundo ano de jornalismo, resolveu recuar e fazer o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) novamente.
Ela imaginava que a institui��o, tradicional no Rio de Janeiro, pudesse ser descredenciada, o que ocorreu em janeiro deste ano, e temia perder a oportunidade de continuar estudando com bolsa de 100% do Prouni. Com um novo Enem, disputaria outra vaga no ensino superior.
FA�A O SIMULADO DO ENEM
"Voltei a estudar para o Enem, mas com dois anos de jornalismo n�o me lembrava mais nada de qu�mica ou matem�tica. Fiz buscas na internet, mas s� encontrava apostilas muito extensas, at� que achei o Geekie Games", diz. "Fiz o primeiro simulado, que me gerou todos os dados e o relat�rio que precisava. Pensei: aqui vai ser meu caminho, n�o tinha muito tempo e precisava melhorar muita coisa. O Geekie me deu exatamente o que estudar", afirma.


GUIA DO ENEM
Provas ser�o dias 8 e 9 de novembro
edital do enem
como funciona a pontua��o
dicas para as provas
como foi o �ltimo enem
simulado e guia de estudos
Jaqueline sempre estudou na rede p�blica e assim que concluiu o ensino m�dio, em 2011, prestou o Enem. Foi com o resultado deste exame que garantiu a bolsa integral na Gama Filho. Mesmo com a possibilidade de a faculdade falir, Jaqueline n�o largou o curso. Tentou a transfer�ncia externa para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas ficou 0.7 ponto abaixo da m�dia na prova e n�o conseguiu. Preferiu apostar no Enem, do que ficar na incerteza sobre seu futuro, por isso conciliava as aulas na Gama Filho com os estudos na plataforma do Geekie Games.
O esfor�o valeu a pena. Na mesma semana que saiu a transfer�ncia externa para a Universidade Veiga de Almeida (UVA), alternativa apresentada pelo Minist�rio da Educa��o, Jaqueline soube que passou na segunda chamada do Sisu para cursar jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
"N�o consegui o documento para fazer a transfer�ncia e tive de come�ar o curso de novo [na UFRRJ], do in�cio. Vejo pelo lado positivo, a universidade que estou � p�blica, tem qualidade e estou garantida", diz.
Jaqueline teve de deixar a casa dos pais no Centro do Rio de Janeiro para morar em uma rep�blica em Serop�dica, a tr�s horas de dist�ncia. Volta para casa aos fins de semana. "Mudei toda minha rotina, mas estou gostando, est� valendo a pena. H� projetos al�m da sala de aula, al�m disso morar em outro lugar � uma experi�ncia de amadurecimento."

Simulado online
A plataforma online j� est� em funcionamento para os alunos que far�o o Enem neste ano. O primeiro simulado pode ser feito at� o dia 31 de agosto. Ser�o ao todo tr�s simulados at� as provas do Enem, marcadas para 8 e 9 de novembro.
Outros dois simulados estar�o dispon�veis entre os dias 1� de setembro e 30 de setembro, e 1� de outubro e 9 de novembro.
No Geekie Games, o estudante encontra exerc�cios para testar o seu conhecimento e fazer uma avalia��o diagn�stica, e as duas provas com 90 quest�es cada, nas quatro �rea do conhecimento do Enem (ci�ncias humanas, ci�ncias da natureza, linguagens e matem�tica).
Para participar, � preciso fazer um cadastro gr�tis no pr�prio site. A primeira atividade sugerida � um teste diagn�stico. O candidato ent�o recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante d� na plataforma � registrado e, � medida que ele vai avan�ando, o programa se ajusta �s suas necessidades.
O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova. Os alunos poder�o testar seus conhecimentos no primeiro simulado at� o dia 31 de agosto.
Assim como o Enem, o simulado � dividido em duas partes, cada uma com dura��o de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ci�ncias humanas e 45 perguntas de ci�ncias da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.
A segunda parte traz 45 quest�es de linguagens e 45 quest�es de matem�tica. Depois que o estudante come�a a responder os cadernos de quest�es, n�o � mais poss�vel parar, assim como a prova real. Tamb�m n�o h� op��o de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir