Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Monotrilho da Linha 15 de SP deve ser entregue
Trecho entre Orat�rio e Vila Prudente ter� opera��o assistida. Cobran�a de tarifa come�a em outubro
Monotrilho da Linha 15 de SP deve ser entregue
Foto: g1.globo.com

Ap�s diversos atrasos, o governo de S�o Paulo pretende iniciar a opera��o assistida, aberta ao p�blico, da Linha 15-Prata do monotrilho, neste fim de semana. O funcionamento do novo modal, que deveria ter sido entregue no ano passado, e depois foi prometido para antes da Copa do Mundo, ser� parcial.

Por enquanto, est�o prontas apenas as esta��es Orat�rio e Vila Prudente, na Zona Leste, com menos de 3 km de extens�o. Segundo o secret�rio de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o atraso nos trens feitos pela empresa Bombardier ocorreu devido ao cumprimento de crit�rios exigidos por padr�es internacionais.
"As entidades internacionais exigem 300 horas de opera��o para homologar os trens. A opera��o, chamada opera��o branca, faz simula��es com passageiros, mas n�o tem usu�rio comum", explicou.
A Bombardier ainda n�o recebeu o termo de seguran�a emitido ap�s o cumprimento das 300 horas. De acordo com Jurandir, a opera��o n�o apresenta riscos, apesar de existir um desacoplamento entre a parada da plataforma e das portas, cuja dist�ncia que deveria ser de 20 cent�metros, no m�ximo, chega a atingir 40 cent�metros.
Al�m disso, a opera��o com passageiros s� ter� in�cio quando as duas vias suspensas do monotrilho, localizadas a cerca de 15 metros do ch�o, estiverem recuperadas. "A via n�mero 1 teve um curto circuito um m�s atr�s. Consertar � r�pido, mas a� voc� tem que fazer o reset do computador", justificou. O monotrilho j� opera das 9h �s 14h em per�odo de testes h� um m�s.
O objetivo � que at� o fim do m�s de setembro, o monotrilho opere somente aos finais de semana, sem cobran�a de tarifa. A previs�o do in�cio da opera��o comercial, com pagamento de bilhete, � no m�s de outubro.
O monotrilho tem capacidade para transportar cerca de mil passageiros por viagem. A linha 15-Prata ter� conex�o com a linha 2-Verde do Metr�. Quando toda a linha for conclu�da ter� 18 esta��es e 26,6 km de extens�o.
Novas esta��es
J� a esta��o Fradique Coutinho, da Linha 4- Amarela do Metr� deve ser� entregue no fim do pr�ximo m�s, a previs�o inicial � dia 25 de setembro. J� a esta��o Oscar Freire deve ser entregue no fim deste ano e a esta��o Higien�polis at� mar�o de 2015.
Explos�o
Na madrugada de 29 de junho, quatro pessoas n�o identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investiga��o da Pol�cia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do n� 10.200.
Duas bananas de dinamite e 2 m de pavio de p�lvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba.
Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, n�o havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explos�o no 69� Distrito Policial (DP), Teot�nio Vilela. Depois, seguiu para investiga��o do 70� DP, Vila Ema, e agora est� sob responsabilidade da Delegacia do Metropolitano.
Al�m de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram � equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explos�o da coluna do monotrilho n�o foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos n�o tinha conhecimento do seu poder de detona��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir