Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Modelador de Protótipos é novidade na indústria nacional
Técnico em Modelagem de protótipos é o profissional que transforma a ideia em modelo físico
Modelador de Protótipos é novidade na indústria nacional
Foto: g1.globo.com

A etapa que antecede o envio do produto à produção pode passar pela Modelagem de Protótipos que é uma atividade essencial da indústria no desenvolvimento de novos produtos. Ou seja, é a criação de um modelo físico, baseado em conceitos e inovações para a materialização de ideias. A metodologia é muito usada na indústria automotiva, em especial em países orientais.
A ocupação de modelagem de protótipos foi incorporada este ano e está entre outras 17 da área de Tecnologias de Manufatura e Engenharias que estarão em disputa durante a 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional da Américas, que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A competição, que serve como avaliação do ensino técnico no Brasil, vai receber 800 jovens estudantes disputando as melhores colocações nas provas de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.
O técnico em Modelagem de Protótipos executa a tarefa de tirar a ideia ou inovação do papel e transformá-la em modelo físico. Segundo o coordenador de Inovação e Tecnologia do SENAI da Paraíba, Emerson Jerônimo, a indústria brasileira ainda usa pouco esse recurso na produção. "As empresas nacionais costumam fazer tudo por meio de softwares. A etapa de materialização do produto é pouco utilizada. A indústria metal-mecânica costuma testar a potencialidade de produtos no mercado. Para isso há a necessidade de se ver primeiro como o produto final vai ficar para validar o lançamento ", explica.
O modelador de protótipos é um profissional que necessita de conhecimentos e competências relativas à matemática, ciência da computação, capacidade analítica, pensamento crítico, leitura e interpretação de desenhos técnicos. A ocupação será novidade na Olimpíada deste ano e terá seis competidores representando cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. O SENAI deverá avaliar a aceitabilidade desse profissional pela indústria e implementar o curso em suas unidades espalhadas pelo País.
Nas provas da Olimpíada do Conhecimento 2014 os competidores na ocupação Modelagem de Protótipos deverão criar um modelo baseado em dados 3D CAD e desenhos técnicos de 2D, usando apenas ferramentas manuais e máquinas. Eles terão que preparar e dimensionar um desenho em 2D, baseado nos dados 3D CAD, usando materiais como madeira química, resina de modelagem, resina laminada. Além de modificar, finalizar superfícies, pintar e decorar os modelos de protótipos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir